Pesquisa Acadêmica

As emoções têm impactos significativos na aprendizagem, revela estudo da UFLA

Pesquisa realizada no mestrado em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) evidencia que as emoções desempenham um papel significativo nos processos de aprendizagem, podendo influenciar positiva ou negativamente o desenvolvimento acadêmico e escolar.
O estudo foi conduzido pela aluna Michelly da Silva Oliveira Machado, sob a orientação do professor Cláudio Lúcio Mendes, e procurou entender os aspectos anatômicos e fisiológicos do sistema nervoso envolvidos com as emoções e a cognição, isto é, as estruturas neurais e seu funcionamento, no diz respeito aos comportamentos emocionais e aos processos de aprendizagem.
Segundo Michelly, as emoções interferem nos processos de aprendizagem de maneira significativa. “Estar emocionalmente bem facilita a atenção, a memória, a tomada de decisão e a persistência para alcançar objetivos. Além disso, a emoção está intrinsecamente ligada à aprendizagem significativa, influenciando fatores como interesse, alegria, motivação, repetição, curiosidade e necessidades”, explica.
Compreender o funcionamento do cérebro humano, especialmente o papel das emoções, é uma ferramenta imprescindível para profissionais envolvidos no processo de aprendizagem. De acordo com Michelly, a pesquisa vai além do conteúdo disciplinar, destacando a importância da afetividade para o desenvolvimento humano.
“O professor deve preocupar-se tanto com o aprendizado do conteúdo como com o sentimento do aluno em relação ao conteúdo. Ele deve ter a convicção de que as emoções também devem estar na base do processo educativo. A história que a criança traz é construída por toda a bagagem que adquiriu antes de vir para a escola”, ressalta.
Para a pesquisadora, isso exigirá ousadia por parte das escolas e uma preparação teórica bem fundamentada por parte dos professores, além de um profundo compromisso com a promoção do desenvolvimento integral das crianças que se encontram em processo de alfabetização”, afirma Michelly.
Pesquisa
De acordo com Michelly, o estudo acumula conhecimento gerado em pesquisas qualitativas e quantitativas, e oferece uma visão mais crítica sobre a afetividade na educação. A pesquisadora ressalta que o trabalho destaca a importância de ressaltar a afetividade não apenas para os processos de aprendizado, mas também para a formação de professores e a construção de vínculos na comunidade acadêmica.
“Os vínculos afetivos estabelecidos na relação professor-aluno, como revelado pela pesquisa, têm o poder de transmitir segurança e estímulos, moldando positivamente a trajetória de cada estudante. Com essa descoberta, a pesquisa não apenas enriquece o campo acadêmico, mas também contribui para transformações significativas no cenário educacional”, afirma.
O estudo, segundo Michelly, procura abrir novas perspectivas sobre como entendemos e aplicamos as emoções no processo educacional, destacando a necessidade de uma abordagem mais consciente e crítica sobre a afetividade na educação.
Metodologia
A metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica e meta-análise, uma ferramenta que possibilita a combinação estatística de resultados de estudos independentes, apresentando-se como procedimento mais eficaz que a tradicional revisão de literatura. Foi realizada uma abordagem qualitativa dos trabalhos publicados no Brasil e no exterior.
Outra ferramenta metodológica utilizada foi o diário de pesquisa, um modo de apresentação, descrição e ordenação das vivências e narrativas da pesquisa. O diário da pesquisa em questão consistiu no registro metódico das reuniões individuais e coletivas de orientação, das disciplinas realizadas durante o Mestrado, de cursos relativos ao tema proposto, e por fim, das experiências acumuladas no âmbito do grupo de pesquisa Educação e Neurociência (ENE) e nas atividades de docência voluntária desenvolvidas nos anos de 2020 e 2021.

Foto: UFLA/Divulgação

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