Cotidiano Faculdades

Portal ‘emec’ permite pesquisar notas de cursos e faculdades nas avaliações do MEC

Não é raro encontrar propaganda de faculdades dizendo que são bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). “Nota 5 no MEC”, dizem.

Para saber se o que está sendo divulgado condiz com a realidade, o estudante pode acessar https://emec.mec.gov.br/emec/nova

Na página é possível pesquisar a instituição e curso, e saber como foi o desempenho nas avaliações do MEC.

Ao pesquisar a instituição, o estudante terá a acesso a três índices:

  •  Índice Geral de Cursos (IGC) – É uma média das notas (CPC) de todos os cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) oferecidos em uma instituição de ensino. A divulgação é anual.
  • Conceito Institucional (CI) e CI-EaD – Conceitos definidos após visita presencial do MEC para avaliar instalações físicas da instituição, políticas de gestão e plano de desenvolvimento.

Ao pesquisar o curso, o estudante terá acesso aos seguintes índices:

  • Enade: nota da avaliação que mede o conhecimento dos alunos que se formam naquele curso. Cada graduação recebe essa avaliação de 3 em 3 anos.
  • CPC: nota que considera o desempenho dos alunos no Enade, qualificação do corpo docente e recursos didático-pedagógicos (como laboratórios).
  • CC: Se um curso tirar 1 ou 2 (desempenhos insatisfatórios) no CPC, deverá receber uma visita presencial de representantes do MEC, para que uma nova avaliação seja feita, de forma definitiva (que leva ao Conceito de Curso – CC). Quando, mesmo depois desta segunda chance, a nota continua baixa, o curso é descredenciado.
  • IDD: O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado representa a diferença entre o desempenho dos alunos concluintes (Enade) e dos alunos ingressantes (Enem) de um curso.

Os números referentes a 2022 foram divulgados na terça-feira (02/04) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Veja também:

Mais de 80% das universidades federais são bem avaliadas pelo Inep.

Cursos superiores com avaliação satisfatória é de 26% no EAD e de 38% no presencial.

Foto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as