Minas Gerais é o estado com o maior número de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no país. São 72 IFs, distribuídos em 64 municípios mineiros. São Paulo (42) e Espírito Santo (25), por exemplo, têm juntos 67 IFs. O Rio de Janeiro tem 51 institutos federais.
Com a construção de mais oito IFs em Minas Gerais, o número vai subir para 80 institutos, em 71 municípios. Além da capital Belo Horizonte, que já conta com um IF, as cidades de Bom Despacho, Caratinga, Itajubá, João Monlevade, Minas Novas, São João de Nepomuceno e Sete Lagoas foram escolhidas para receber os novos Institutos Federais.
Sul de Minas
Com a construção do IF em Itajubá, o Sul de Minas vai passar a contar com nove institutos. Atualmente o IF Sul de Minas tem campi em Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações.
Relação de IFs e faculdades federais em Minas Gerais
IFs
Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior.
Os cursos oferecidos nas unidades são gratuitos. Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada — ou seja, junto ao ensino médio.
Atualmente, em todo país, são 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas. Com os novos 100 campi, que serão construídos, a Rede Federal passa a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs.
Veja também: a relação de universidades e institutos federais em Minas Gerais
Foto: Divulgação/IF Sul de Minas