Faculdades

Universidades e Institutos Federais de Minas Gerais

Minas Gerais têm o maior número de universidades federais do país


Minas Gerais sedia quase 20% das universidades federais de todo o país. Pelo estado estão espalhadas 11 instituições e também o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET. Além das universidades, Minas também conta com 25 Institutos Federais de Ensino, que ofertam cursos tecnológicos, de graduação e pós-graduação.
Os destaques não são apenas quantitativos. Por aqui sediamos também instituições de excelência que têm papel central na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico no país. Para se ter uma ideia, a Universidade Federal de Minas Gerais é a primeira em inovação e depósito de patentes no país. O instituto também está entre os 10 melhores da América Latina. No ranking nacional, a UFMG é a primeira do Brasil entre as melhores universidades federais. Além da excelência as instituições também desempenham um papel fundamental para o cotidiano das cidades mineiras.
Com a pluralidade de instituições vem a capilaridade das pesquisas. Por estarem em diversas regiões do estado, as instituições utilizam projetos de pesquisa e extensão como ferramentas para desenvolver questões específicas de seus territórios, como por exemplo, solucionar problemas para a seca, ou aproveitar condições climáticas de uma determinada região para desenvolver tecnologias.


Veja a relação das 11 universidades federais de Minas Gerais:


Instituto Federal de Minas Gerais


Instituto Federal do Sul de Minas Gerais


Instituto Federal do Norte de Minas Gerais


Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Veja também: Minas Gerais é o estado com o maior número de institutos federais

Post Relacionado

Faculdades Notícias

Ranking mundial mostra as cinco melhores universidades brasileira

Cinco universidades brasileiras estão entre as 500 melhores do mundo. A melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP)
Cotidiano Faculdades Notícias

Universidades de Minas vão receber R$ 36 mi para ciência e tecnologia

Três universidades de Minas Gerais vão receber cerca de R$ 36 milhões, que serão destinados à ciência e tecnologia e