Faculdades Notícias

Ranking mundial mostra as cinco melhores universidades brasileira

Cinco universidades brasileiras estão entre as 500 melhores do mundo. A melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP) que está entre as 150 primeiras. A Unesp subiu no ranking e agora está entre as 400 melhores universidades. A Universidade de Campinas (Unicamp) caiu em relação ao ano passado e agora está entre as 500 melhores. No mesmo bloco estão as Federais de Minas Gerais (UFMG) e do Rio Grande do Sul (UFRGS). No total, o Brasil tem 18 universidades entre as mil melhores do mundo.

Os números são do ranking mundial das melhores instituições de ensino superior, no mundo, elaborado desde 2003 pela empresa independente Shanghai Ranking Consultancy. https://www.shanghairanking.com/rankings/arwu/2023

As universidades norte americanas continuam dominando a lista. Como no ano passado, nos dez primeiros lugares estão oito universidades americanas – Harvard, Stanford, MIT, Berkeley, Princeton, Columbia, CalTech, Chicago – e duas britânicas – Cambridge e Oxford.

A partir do número 100 no ranking, a lista não define uma posição específica, delimitando apenas o bloco em que determinado estabelecimento de ensino foi colocado.

Em 15.º lugar, a universidade francesa de Paris-Saclay é o primeiro estabelecimento da Europa continental no ranking e ganha um lugar em relação à edição de 2022.

A França mantém um total de quatro estabelecimentos entre os 100 melhores do mundo, com a Universidade de Paris Sciences Lettres (41º) – que reúne vários estabelecimentos de ensino superior, incluindo a École Normale Supérieure (ENS) -, a Universidade Sorbonne (46º) e a Universidade Paris Cité (68º).

A China tem um total de nove universidades no top 100 do ranking e 204 entre as mil melhores cotadas. A Universidade de Tsinghua aparece na posição 22.

Seis critérios no ranking

Desde 2003, o ranking de Xangai leva em consideração seis critérios, entre eles o número de medalhas Nobel e Fields – considerado o Nobel da matemática – entre alunos e professores de pós-graduação, o número de pesquisadores mais citados em sua disciplina ou o número de publicações nas revistas Science e Nature.

Critérios, essencialmente baseados na pesquisa e não na qualidade de ensino, alimentam algumas das críticas a esse ranking.

Como nas edições anteriores, mais de 2.500 estabelecimentos foram examinados para estabelecer a lista das 1.000 instituições mais bem colocadas.

Foto: UFMG

Post Relacionado

Faculdades

Universidades e Institutos Federais de Minas Gerais

Minas Gerais têm o maior número de universidades federais do país Minas Gerais sedia quase 20% das universidades federais de
Cotidiano Notícias

72% dos municípios de Minas Gerais aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Levantamento do Ministério da Educação (MEC) mostra que 72% dos municípios de Minas Gerais aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.