As Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA) e de Foguetes (OBFOG) estão com inscrições abertas, convidando estudantes de todo o país a embarcarem em uma jornada de descobertas pelos mistérios do universo. As escolas interessadas em participar devem realizar o cadastro no site oficial das olimpíadas até o dia 1º de maio.
A OBA, que acontecerá no dia 16 de maio, desafiará os participantes com uma prova de dez questões, abrangendo temas de astronomia e astronáutica, com diferentes níveis de dificuldade para atender alunos do 1º ano do ensino fundamental ao ensino médio. Os estudantes com melhor desempenho na última etapa terão a oportunidade de representar o Brasil em competições internacionais.
Já a OBFOG, voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e superior, propõe um desafio prático: a construção e o lançamento de foguetes utilizando materiais acessíveis como canudos, garrafas PET e tubos de PVC. Os professores serão responsáveis por medir o alcance dos foguetes e registrar os resultados na plataforma da olimpíada.
Os melhores colocados nos níveis 3 a 6 da OBFOG serão convidados a participar das Jornadas de Foguetes, um evento realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A programação inclui palestras, oficinas práticas, observação do céu e visita a um planetário, além da oportunidade de lançar os foguetes construídos e concorrer a medalhas e troféus.
As olimpíadas têm como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela astronomia, astronáutica e ciências afins, promovendo o aprendizado de forma lúdica e desafiadora. A participação é gratuita e aberta a todas as escolas do país.
Foto: wilson Dias – Agência Brasil