Cotidiano Notícias

MEC publica portaria para impulsionar concursos de docentes e fortalecer o ensino público

O Ministério da Educação (MEC) deu um passo importante para fortalecer o ensino público no Brasil ao lançar a Prova Nacional Docente (PND). A iniciativa, oficializada pela Portaria nº 96 publicada no Diário Oficial da União em 12 de fevereiro, visa estimular a realização de concursos públicos para professores e ampliar o quadro de profissionais nas redes públicas de ensino em todo o país.

Estados e municípios interessados em utilizar a PND como etapa de seleção em seus concursos têm entre 12 de fevereiro e 17 de abril para formalizar a adesão. O processo é feito por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec). O Edital nº 1, também publicado em 12 de fevereiro, contém informações detalhadas sobre a pactuação dos entes.

“Enem dos Professores”

A PND, estruturada como um “Enem dos Professores”, é parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento, qualificação e incentivo à docência. O exame tem como objetivos:

  • Subsidiar União, estados, municípios e Distrito Federal nos processos de seleção e ingresso de professores na educação básica pública;
  • Fornecer parâmetros para autoavaliação dos participantes, visando a continuidade da formação e inserção no trabalho docente;
  • Oferecer subsídios para a formulação e avaliação de políticas públicas de formação inicial e continuada de professores.

Aplicação

A PND será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com aplicação descentralizada. O exame utilizará a matriz de referência e os instrumentos de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas). Para estudantes concluintes de cursos de licenciatura participantes do Enade, a PND será a avaliação teórica do exame.

Cronograma

  • Publicação do Edital de Adesão pelo MEC: 12 de fevereiro de 2025
  • Período de Adesão no Simec: 12 de fevereiro a 17 de abril de 2025
  • Cadastro do Edital de Seleção pelos Entes Federativos: 1º de março a 25 de junho de 2025
  • Inscrições para a PND: 30 de junho a 11 de julho de 2025
  • Realização da PND: Novembro de 2025

Mais Professores

O programa Mais Professores para o Brasil, instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, reconhece o papel central dos docentes no processo de aprendizagem e no sucesso das políticas educacionais. Além da PND, o programa inclui iniciativas como Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios. O objetivo é atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.

A PND representa um avanço significativo para a valorização da carreira docente e para a melhoria da qualidade do ensino público no Brasil. Ao estimular a realização de concursos públicos, a iniciativa busca atrair e selecionar os melhores profissionais para a educação básica, garantindo um futuro promissor para as novas gerações de brasileiros.

Foto: Agência EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as