Profissionais da educação interessados em aprofundar seus conhecimentos e contribuir para a melhoria da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil têm uma nova oportunidade. As inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) estão abertas até o dia 20 de dezembro.
O programa, reconhecido pela Capes, oferece 656 vagas em instituições federais de todo o país e conta com duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. A iniciativa visa formar profissionais qualificados para atuar na área, estimulando a produção de conhecimento e o desenvolvimento de projetos inovadores.
Como participar?
Para se inscrever, é necessário ter diploma de graduação e comprovar experiência na área da Educação Profissional e Tecnológica. Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica têm 50% das vagas reservadas.
O processo seletivo será realizado por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), que avaliará os conhecimentos dos candidatos sobre as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica, metodologias de pesquisa e teorias e práticas de ensino e aprendizagem. A prova objetiva será aplicada no dia 23 de fevereiro de 2025.
Oportunidade para todos
O ProfEPT busca promover a diversidade e a inclusão, oferecendo oportunidades para profissionais de diferentes regiões do país e com diferentes perfis. Para isso, o programa disponibiliza vagas para ampla concorrência e reserva parte das vagas para servidores da Rede Federal. Além disso, são oferecidas condições especiais para candidatos com necessidades especiais.
Inscrições e mais informações
As inscrições podem ser feitas pelo site do ProfEPT. A taxa de inscrição é de R$ 160, mas há possibilidade de isenção para candidatos de baixa renda.
Calendário do processo seletivo
- Inscrições: 08/11 a 20/12/2024
- Período de solicitação de isenções: 08/11 a 14/11/2024
- Realização do Exame Nacional de Acesso: 23/02/2025
- Resultado final: 18/03/2025
- Início do semestre letivo: A partir de 4 de abril de 2025
Foto: Agência Gov