Cotidiano Notícias

Leitura em queda no Brasil: pesquisa revela que mais da metade da população não lê livros

Um novo estudo sobre os hábitos de leitura no Brasil, divulgado pelo Instituto Pró-Livro, nessa terça-feira (19), traz dados preocupantes: o país perdeu 6,7 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Pela primeira vez, a maioria da população brasileira (53%) não leu nenhum livro nos últimos três meses, seja ele físico ou digital.

A redução no número de leitores foi observada em todas as faixas etárias, classes sociais e regiões do país. Apenas entre crianças de 11 a 13 anos e idosos com 70 anos ou mais houve uma leve estabilidade. No entanto, a pesquisa destaca que a leitura de livros didáticos influencia significativamente os dados da faixa etária mais jovem.

O estudo também revelou uma queda na motivação pela leitura à medida que as pessoas envelhecem. Enquanto 38% das crianças de 5 a 10 anos leem por prazer, esse percentual cai para 17% entre os adultos acima de 40 anos. Durante a adolescência e até os 24 anos, esse índice varia de 31% a 34%. 

Nas faixas etárias seguintes foi identificada a redução na menção a essa motivação: 21% entre 25 e 29 anos, 19% para quem está na faixa dos 30, e segue estável em 17% para todas as faixas etárias acima de 40 anos. 

Salas de aula deixam de ser espaços de leitura

Outro dado preocupante é a redução da leitura em sala de aula. A pesquisa mostrou que cada vez menos estudantes relatam ler livros na escola. Quando perguntados sobre os lugares onde costumam ler livros, a grande maioria cita a própria casa (85%). “Mas é preocupante notar como as salas de aula estão deixando de ser um lugar de leitura, conforme a série histórica demonstra”, comenta a coordenadora da pesquisa, Zoara Failla. 

Em 2007, 35% citaram esse espaço escolar. Em 2011, foram 33%. Na edição seguinte, de 2015, as menções apareceram em 25% dos entrevistados. Em 2019, foram 23%. E agora foi de 19%, o menor índice já registrado.

Santa Catarina lidera em número de leitores

De acordo com os pesquisadores, o estudo de 2024 permite a leitura dos resultados por unidades da federação e possibilita comparar os resultados de 2024 com os de 2019 e do restante da série histórica da pesquisa, por região.  

Santa Catarina, com 64% de leitores na população, apareceu como o estado com maior proporção de leitores. Paraná e Ceará aparecem em seguida, com 54%, números que os colocam relativamente acima do percentual de leitores no Brasil (47%).

A Região Sul é a única das cinco do país onde ainda há uma maioria de leitores na população: atualmente, 53% dos moradores desses três estados leram total ou parcialmente pelo menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa. Contudo, o dado é cinco pontos percentuais abaixo do verificado na edição anterior da pesquisa, quando a mesma região registrou 58% de leitores.

O que significa essa queda na leitura?

A pesquisa do Instituto Pró-Livro serve como um alerta para a necessidade de políticas públicas mais eficazes para incentivar a leitura no Brasil. Especialistas defendem a importância de investir em bibliotecas, escolas e programas culturais que promovam o acesso aos livros e o hábito de ler.

A redução no número de leitores pode ter diversas implicações para a sociedade. A leitura é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, crítico e cultural das pessoas. Além disso, ela está associada a um maior nível de empatia, conhecimento e capacidade de análise.

A pesquisa ouviu 5.504 pessoas em 208 municípios. Realizado desde 2007, o levantamento deste ano trouxe novos indicadores. Pela primeira vez foram mensurados o número de livros infantis nas residências e os hábitos de leitura dos pais sob a ótica das crianças entre 5 e 13 anos. 

Veja os dados da pesquisa aqui

Foto: Cultura/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as