A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriu inscrições para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). Ao todo, são 270 vagas para professores da educação básica participarem de um curso intensivo de seis semanas em universidades norte-americanas.
O programa, que tem como objetivo qualificar professores de inglês atuantes na rede pública, oferece cursos em três níveis: básico, intermediário e avançado. Cada estado brasileiro, além do Distrito Federal, terá 10 vagas distribuídas entre as três modalidades.
Os professores selecionados terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades em língua inglesa e desenvolver novas metodologias de ensino. Ao retornarem ao Brasil, deverão compartilhar os conhecimentos adquiridos com seus colegas e alunos.
Como participar
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2025, exclusivamente pelo site da Comissão Fulbright (www.fulbright.org.br). É necessário preencher um formulário online e apresentar comprovante de proficiência em inglês através do TOEFL ITP.
Requisitos para participar
Para participar do programa, o candidato deve:
- Ser professor concursado e estar em efetivo exercício na rede pública de ensino;
- Ter nacionalidade brasileira ou residir no Brasil com visto permanente;
- Obter nota mínima de 400 pontos no TOEFL ITP.
Os professores selecionados iniciarão o programa em junho de 2025. A CAPES custeará todas as despesas da viagem, incluindo passagens aéreas, hospedagem e alimentação.
Foto: Imagem ilustrativa (iStock)