O tema da redação do Enem 2024, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, proposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi elogiado por professores ouvidos pela Agência Brasil. A escolha, segundo eles, é pertinente, atual e abre espaço para reflexões profundas sobre a sociedade brasileira, em especial sobre questões raciais e o legado da escravidão.
Para os docentes, o tema permitiu aos estudantes demonstrarem suas competências textuais e, ao mesmo tempo, contribui para a conscientização sobre a importância da cultura africana no Brasil. A professora Analu Vargas, do SEB, destaca que a proposta “abre bagagem para se abordar também preconceito, o racismo, que é um crime, e tratar de processos que chamamos de resquícios pós-escravidão”.
A coordenadora Juliana Rettich, do PB Colégio e Curso, acredita que o Enem, com suas temáticas de redação, tem um papel pedagógico fundamental para toda a sociedade. Ela ressalta a importância de discutir a colonialidade e a necessidade de descolonizar o currículo escolar. “O nosso primeiro desafio é combater o epistemicídio, o assassinato do conhecimento, história e cultura produzidos pelos povos africanos e afrodiaspóricos”, afirma.
Outros professores apontam a possibilidade de abordar diversos temas relacionados, como o racismo estrutural, a educação antirracista e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A professora Nayara de Barros, do Colégio Etapa, destaca que o debate racial no campo da educação e o conceito de racismo estrutural são tópicos relevantes a serem explorados.
Os professores entrevistados acreditam que os alunos estão preparados para abordar o tema, uma vez que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê o ensino de história e cultura africana. No entanto, eles também alertam para a necessidade de uma educação antirracista mais consistente e para a importância de combater o racismo presente na sociedade.
Gilmar Félix, professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal, destaca a importância da lei que obriga o ensino de cultura africana nas escolas, mas lamenta que a abordagem do tema ainda seja desigual. “A sociedade tem uma dificuldade em lidar com o tema. Alguns professores não querem debater”, afirma.
Competências
O professor alerta que os alunos devem dominar as competências exigidas pelo Inep para obter uma boa nota. A interpretação correta do tema, a escolha adequada de repertórios e a construção de uma argumentação sólida são fundamentais. Ele adverte que alunos que não desenvolverem a proposta de forma completa correm o risco de ter a nota prejudicada.
O tema da redação do Enem 2024 representa uma oportunidade para promover debates importantes sobre a história e a cultura do Brasil. Ao abordar a valorização da herança africana, a prova contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, é fundamental que os professores estejam preparados para auxiliar os alunos a desenvolverem uma reflexão crítica e aprofundada sobre o tema.
Foto: EBC