A Universidade Federal de Viçosa (UFV) dá um importante passo rumo à inclusão ao lançar um processo seletivo exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais que desejam ingressar em um dos cursos de graduação da instituição. A iniciativa, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, oferece mais de 80 vagas em seus três campi.
As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (4) até o dia 29 de novembro, através do site www.pse.ufv.br/novo. A prova, que consiste em uma redação em língua portuguesa, será aplicada no dia 15 de dezembro, em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.
Uma oportunidade para uma vida mais ativa
A pró-reitora de Ensino da UFV, Cristiane Aparecida Baquim, destaca que o processo seletivo atende a uma demanda crescente do público 60+, que busca se manter ativo e qualificar sua longevidade através dos estudos. “O Enem e o Sisu podem ser barreiras para muitas pessoas nessa faixa etária. Com esse processo seletivo, a UFV oferece uma oportunidade mais acessível para que elas possam realizar o sonho de cursar uma graduação”, afirma.
Andréia Ribeiro, coordenadora do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa, reforça a importância de iniciativas como essa. “A expectativa de vida aumentou significativamente nas últimas décadas, mas é fundamental qualificar esses anos a mais com conhecimento e novas experiências. A UFV está contribuindo para um envelhecimento mais saudável e ativo”, ressalta.
Um marco histórico para a educação superior
Para a UFV, o lançamento do edital representa um marco histórico. “Ao abrir as portas para o público 60+, a universidade demonstra seu compromisso com a inclusão e com a garantia do direito à educação superior para todos”, afirma a pró-reitora.
Todos os detalhes do processo seletivo, incluindo o edital e um FAQ com as perguntas mais frequentes, estão disponíveis no site www.pse.ufv.br/novo.
Foto: UFV/Divulgação