Um novo estudo do Observatório da Branquitude, divulgado nesta terça-feira (29), trouxe à tona as desigualdades raciais e de gênero no desempenho escolar de estudantes brasileiros. A pesquisa, baseada nos resultados do Saeb 2023, demonstra que estudantes brancos, tanto meninos quanto meninas, obtiveram melhores notas em português e matemática em comparação aos seus colegas negros.
Segundo a pesquisa, as meninas brancas lideram o ranking em Língua Portuguesa na média nacional. As meninas negras ocupam a segunda posição, com exceção de alguns estados do Sul e Sudeste, onde os meninos brancos superaram suas notas. Já os meninos negros obtiveram as médias mais baixas na maioria das regiões.
Em Matemática, o cenário é similar, com os meninos brancos dominando o ranking em diversos estados. Os meninos negros ocupam a segunda posição na maioria das unidades federativas, seguidos por meninas brancas e meninas negras.
Fatores que influenciam o desempenho
Para Nayara Melo, pesquisadora do observatório, diversos fatores podem explicar essas diferenças de desempenho. “Tanto o gênero quanto a raça são variáveis que influenciam significativamente os resultados. Perceber que determinadas disciplinas são mais valorizadas para determinados gêneros revela desigualdades que se refletem também na ocupação por raça e cor”, afirma a pesquisadora.
Desigualdades persistentes
Os resultados do estudo reforçam a necessidade de políticas públicas mais eficazes para combater as desigualdades raciais e de gênero na educação. A persistência dessas disparidades evidencia a importância de ações que promovam a equidade e garantam o acesso a oportunidades educacionais de qualidade para todos os estudantes.
Foto: PMRP