Cotidiano Notícias

Estudo revela disparidades raciais e de gênero no desempenho escolar

Um novo estudo do Observatório da Branquitude, divulgado nesta terça-feira (29), trouxe à tona as desigualdades raciais e de gênero no desempenho escolar de estudantes brasileiros. A pesquisa, baseada nos resultados do Saeb 2023, demonstra que estudantes brancos, tanto meninos quanto meninas, obtiveram melhores notas em português e matemática em comparação aos seus colegas negros.

Segundo a pesquisa, as meninas brancas lideram o ranking em Língua Portuguesa na média nacional. As meninas negras ocupam a segunda posição, com exceção de alguns estados do Sul e Sudeste, onde os meninos brancos superaram suas notas. Já os meninos negros obtiveram as médias mais baixas na maioria das regiões.

Em Matemática, o cenário é similar, com os meninos brancos dominando o ranking em diversos estados. Os meninos negros ocupam a segunda posição na maioria das unidades federativas, seguidos por meninas brancas e meninas negras.

Fatores que influenciam o desempenho

Para Nayara Melo, pesquisadora do observatório, diversos fatores podem explicar essas diferenças de desempenho. “Tanto o gênero quanto a raça são variáveis que influenciam significativamente os resultados. Perceber que determinadas disciplinas são mais valorizadas para determinados gêneros revela desigualdades que se refletem também na ocupação por raça e cor”, afirma a pesquisadora.

Desigualdades persistentes

Os resultados do estudo reforçam a necessidade de políticas públicas mais eficazes para combater as desigualdades raciais e de gênero na educação. A persistência dessas disparidades evidencia a importância de ações que promovam a equidade e garantam o acesso a oportunidades educacionais de qualidade para todos os estudantes.

Foto: PMRP

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as