O Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) anunciou a abertura de 570 novas vagas para professores da rede pública de educação básica. A iniciativa, uma parceria da CAPES com 23 instituições de ensino superior, visa qualificar profissionais para atuarem em um ambiente escolar cada vez mais inclusivo.
As inscrições para o curso, que terá início em 2025, estarão abertas até o dia 7 de novembro. O número de vagas é 90% maior do que no edital de 2024, demonstrando a crescente demanda por formação especializada na área da educação inclusiva. A alta procura, com uma concorrência de até dez candidatos por vaga, motivou a ampliação do programa, que conta com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação.
O Profei, que faz parte do Programa de Mestrado para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), oferece um formato de ensino híbrido com abrangência nacional. O objetivo é desenvolver competências para que os professores possam atender às necessidades de estudantes com diferentes características, como pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, além de populações indígenas, quilombolas e do campo.
O programa visa preparar os profissionais da educação para tornar o ambiente e o atendimento escolar efetivamente inclusivos. Trabalha a partir da aplicação de metodologias inovadoras, para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, bem como para populações indígena, quilombola e do campo, além dos diferentes gêneros.
O Profei qualifica professores não apenas no âmbito das políticas públicas de inclusão escolar, mas também no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. Desde sua criação em 2020, o programa já formou 150 mestres em todo o país.
Foto: Imagem de Prashant Sharma por Pixabay