Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, precisam ficar atentos aos documentos necessários para realizar a prova. A organização do exame reforça a importância de portar um documento de identificação válido no dia da aplicação.
Documentos digitais em alta
Uma das novidades deste ano é a possibilidade de utilizar documentos digitais para identificação. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) e outros documentos digitais como e-Título, CNH ou RG podem ser apresentados diretamente pelo aplicativo Gov.br. Essa modalidade facilita a vida dos candidatos, que não precisam mais se preocupar em levar o documento físico.
Documentos físicos aceitos
Além dos documentos digitais, os seguintes documentos físicos continuam sendo válidos para identificação:
- Cédulas de Identidade expedidas por órgãos como Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identificação profissional expedida por conselhos de classe;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).
Participantes estrangeiros
Para os candidatos estrangeiros, a lista de documentos válidos inclui passaporte, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório e cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente emitido por países do Mercosul.
Atenção: Boletim de Ocorrência não será mais aceito
Uma importante mudança para este ano é que o Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos não será mais aceito como comprovante de identidade. A medida visa garantir mais segurança ao exame.
Orientações importantes
Os candidatos devem conferir atentamente a lista completa dos documentos aceitos no edital do Enem e apresentar o documento escolhido em perfeito estado de conservação. É fundamental chegar ao local de prova com antecedência para evitar imprevistos e garantir que a identificação seja realizada de forma rápida e eficiente.
Foto: Agência Gov