Cotidiano Notícias

MEC abre inscrições para o Parlamento Juvenil do Mercosul

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta terça-feira (8), o edital para a seleção de estudantes brasileiros que irão participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2024-2026. A iniciativa, que visa promover o protagonismo juvenil e a participação política, oferece aos jovens a oportunidade de debater temas relevantes para a região e representar o Brasil em um encontro internacional.

Alunos do 1º e 2º ano do ensino médio de escolas públicas podem se inscrever e apresentar projetos que estimulem a participação juvenil no ambiente escolar. Os melhores projetos serão selecionados para a etapa nacional, e os vencedores representarão o Brasil na etapa internacional, que ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR), em agosto de 2025.

“Essa iniciativa é fundamental para que os jovens participem da conversa política”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana. “Ao participar do Parlamento Juvenil, os estudantes aprendem sobre os processos legislativos e podem levar as discussões para a escola, incentivando outros jovens a se engajarem em temas relevantes para a sociedade”, completou.

Segundo o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva, o jovem é o principal agente de mudança para o futuro e, por isso, a escola precisa se tornar um ambiente que valorize esse potencial. “As instituições de ensino devem apresentar novas ferramentas e discussões interessantes que convidem o jovem a participar e se desenvolver. Iniciativas como o PJM promovem o diálogo e fornecem uma oportunidade de pensar e transformar a realidade”, defendeu. 

Como participar

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de novembro, através do formulário disponível no Portal do MEC. Os estudantes selecionados participarão de um curso de formação em Brasília, onde serão capacitados para atuar como parlamentares juvenis.

Sobre o Parlamento Juvenil do Mercosul

Criado em 2010, o PJM é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul que oferece um espaço para que jovens estudantes debatam temas como educação, trabalho, direitos humanos e integração regional. O programa busca promover o diálogo entre os países membros do bloco e fortalecer a cidadania.

Foto: Luis Fortes/MEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as