O ensino superior brasileiro vive um momento de transformação. De acordo com o mais recente Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação, o número de estudantes matriculados em cursos de graduação atingiu 9,9 milhões em 2023, o maior patamar em nove anos. Esse crescimento de 5,6% em relação a 2022 é impulsionado, em grande parte, pela expansão da educação a distância (EAD).
A modalidade EAD, que há poucos anos era vista como uma alternativa, tornou-se protagonista no cenário educacional brasileiro. Em 2023, quase metade das matrículas (49%) concentrou-se em cursos a distância, e a projeção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) indica que esse número deve superar o de matrículas em cursos presenciais ainda este ano. A diferença entre as duas modalidades é atualmente de apenas 150 mil estudantes.
Cursos
Os 10 maiores cursos de graduação em números de matrículas em 2023 foram: Pedagogia, Direito, Administração, Enfermagem, Sistemas de Informação, Pedagogia, Contabilidade, Educação Física, Medicina e Gestão de Pessoas.
Direito foi o curso com o maior número de matrículas no sistema presencial e Pedagogia lidera na modalidade a distância.
Taxa de ocupação
Medicina é o curso com a maior taxa de ocupação, tanto na rede pública, quanto na rede privada, com 96,6 e 94,6 respectivamente. O segundo colocado na rede pública é o curso de Medicina Veterinária, com uma taxa de ocupação de 85,6. Na rede privada, o segundo lugar ficou com o curso de direito, mas a taxa de ocupação cai para 49,9.
Programas
O Censo de 2023 do MEC revelou que 51% dos alunos cotistas concluíram seus cursos, percentual superior ao de estudantes não cotistas, que ficou em 41%. A pesquisa mostrou que o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) contribuíram para os índices de estudantes que conseguiram concluir seus cursos.
Veja também: Censo da Educação Superior 2023: Cotistas e programas sociais impulsionam conclusão de cursos
Um outro dado, medido pela primeira vez no Censo, demonstrou que entre aqueles que concluíram o ensino médio em 2022, 27% chegaram à educação superior no ano seguinte. Destes, os maiores percentuais dos alunos que atingiram o terceiro grau estão entre os estudantes de ensino médio das escolas federais, com 58%. Entre os da rede privada, foram 59% do total que passaram para o ensino superior.
Acesse os dados do Censo da Educação Superior 2023
Foto: EBC