Cotidiano Notícias Números Educacionais

Censo da Educação Superior 2023: Cotistas e programas sociais impulsionam conclusão de cursos

O Censo da Educação Superior 2023, divulgado nesta quinta-feira (03/10) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelou dados animadores sobre a trajetória dos estudantes, especialmente aqueles beneficiados por políticas afirmativas e programas sociais.

Um dos destaques do censo foi a superioridade dos estudantes cotistas na conclusão dos cursos de graduação. Ao analisar os dados da última década, constatou-se que aqueles que ingressaram na universidade federal por meio de cotas em 2014 apresentaram uma taxa de conclusão 10% maior do que os não cotistas. Em 2023, 51% dos cotistas da rede federal concluíram seus cursos, enquanto a taxa entre os não cotistas foi de 41%.

Prouni e Fies fazem a diferença

O Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também se mostraram como importantes aliados na jornada acadêmica. Os dados indicam que 58% dos beneficiários do Prouni concluíram a graduação no ano passado, contra 36% dos estudantes que não fazem parte do programa. Já o índice de conclusão entre os alunos com Fies foi 15% superior ao dos demais: 49% contra 34%.

Acesso direto do ensino médio para a universidade

Pela primeira vez, o censo analisou o acesso à educação superior logo após a conclusão do ensino médio. Os resultados revelaram que as redes federal e privada, assim como o ensino médio articulado à educação profissional e tecnológica (EPT), são mais eficientes em levar os estudantes diretamente do ensino médio para o ensino superior.

Alunos de escolas federais e privadas apresentaram os melhores índices de ingresso na universidade logo após a conclusão do ensino médio, com 58% e 59%, respectivamente. Já os estudantes de escolas estaduais ficaram abaixo da média, com apenas 21% ingressando no ensino superior.

Educação a distância e interiorização

O censo também trouxe informações sobre a expansão da educação a distância (EaD) e a interiorização do ensino superior. Embora a maior parte das matrículas de EaD esteja concentrada em municípios que oferecem cursos presenciais, 10,3% das matrículas de EaD estão em municípios onde essa é a única forma de fazer uma graduação.

Destaques do Censo da Educação Superior no Brasil

  • 24,6 milhões de vagas em cursos de graduação no país;
  • 95% das vagas são ofertadas por instituições privadas.
  • 71,7% das vagas em universidade privada são EAD.
  • 87,1% das vagas em universidades públicas são presenciais.
  • 2.580 instituições oferecem cursos de graduação;
  • Destas, 2.264 são privadas, e 316 são públicas.
  • 1 a cada 5 jovens brasileiros de 18 a 24 anos não frequenta e não concluiu o ensino médio.
  • Número de cursos EAD cresceu 15% em relação a 2022;
  • A variação é de 232% nos últimos cinco anos.
  • 1,7 milhão se inscreveram em cursos de licenciatura;
  • 67% destes em cursos na modalidade EAD.
  • 172.287 novos alunos usaram o Fies.
  • 403.735 novos alunos usaram o Prouni.
  • 53% das matriculas são em bacharelado, 30% em licenciatura e 17% em tecnológico.

Conclusão

Os resultados do Censo da Educação Superior 2023 demonstram avanços significativos na democratização do acesso ao ensino superior e na conclusão dos cursos. As políticas afirmativas, os programas sociais e os investimentos do governo federal têm sido fundamentais para garantir oportunidades para um número cada vez maior de brasileiros.

Foto: Agência Gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as