Cotidiano Notícias

UFRJ conquista bicampeonato mundial de petróleo e leva orgulho ao Brasil

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mais uma vez colocou o Brasil no topo do pódio do conhecimento em engenharia de petróleo. Na última segunda-feira (23), estudantes da Escola Politécnica da UFRJ sagraram-se bicampeões do Petrobowl Championship, uma das mais prestigiadas competições mundiais da área, realizada em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

A equipe brasileira, composta por Bruno de Almeida Leite, Gilles Garcia Dias, Matheus Bernadaro Dutra, Karina Policarpo dos Santos e Yan Nascimento Furtado, superou competidores de 32 países em um embate acirrado de conhecimentos sobre a indústria do petróleo e gás. Na final, os brasileiros demonstraram superioridade e venceram os representantes da Indonésia, garantindo o prêmio de US$ 5 mil.  

O Petrobowl, organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE), é um verdadeiro teste de conhecimento para os futuros engenheiros de petróleo. A competição, que segue o formato de quiz, aborda desde questões técnicas complexas até assuntos mais gerais relacionados ao setor. A rapidez e a precisão nas respostas são fundamentais para a vitória.

Dominância brasileira e internacional

A conquista da UFRJ marca a segunda vez que uma universidade brasileira leva o título mundial. Em 2016, a equipe carioca já havia se destacado, conquistando o campeonato em Dubai. Essa sequência de vitórias demonstra a excelência do ensino de engenharia de petróleo no Brasil e o alto nível de preparação dos estudantes brasileiros.

No cenário internacional, a competição é marcada pela disputa acirrada entre as principais universidades do mundo. A University of Oklahoma e a Universidad Nacional Autónoma de México são as outras grandes potências do Petrobowl, com quatro títulos cada uma. A UFRJ, com seus dois títulos, consolida sua posição entre as melhores equipes do mundo.

Orgulho nacional e futuro promissor

O bicampeonato da UFRJ é motivo de grande orgulho para o Brasil e para toda a comunidade acadêmica. A conquista demonstra o potencial dos jovens brasileiros e a importância de investir em educação e pesquisa. Os estudantes da UFRJ são um exemplo para as novas gerações, mostrando que com dedicação e estudo é possível alcançar o sucesso em âmbito internacional.

Essa vitória também é um sinal positivo para o futuro da indústria de petróleo e gás no Brasil. A formação de profissionais altamente qualificados é fundamental para o desenvolvimento do setor e para a consolidação do país como uma potência energética.

Foto:  Society of Petroleum Engeneers Inernational/Divulgação

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as