O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está com as inscrições abertas para o vestibular 2025/1º semestre. Ao todo, são ofertadas 3.606 vagas em 83 cursos, entre técnicos e superiores, nas modalidades presencial e a distância (EaD). As aulas têm início previsto para o primeiro semestre de 2025.
Oportunidades para todos os perfis
As oportunidades são distribuídas pelos oito campi do IFSULDEMINAS, localizados em Minas Gerais. A seleção abrange diversas áreas do conhecimento, com cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, técnicos subsequentes (pós-Médio), superiores e concomitantes.
Para os cursos EaD, são ofertadas 450 vagas em Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Letras-Português, com polos em diversos municípios de Minas Gerais e em Bragança Paulista (SP).
Inscrições e taxas
As inscrições podem ser feitas até 14 de novembro pelo site do IFSULDEMINAS. A taxa de inscrição varia de acordo com o curso escolhido: R$ 40 para os cursos superiores, R$ 20 para os cursos técnicos integrados e técnico subsequente em Enfermagem, e isenção para outros cursos técnicos subsequentes e concomitantes.
Candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e que tenham concluído o Ensino Fundamental ou Médio em escola pública ou com bolsa integral podem solicitar isenção da taxa de inscrição.
Processo seletivo
A seleção para os cursos técnicos integrados e técnico subsequente em Enfermagem será por meio de prova presencial no dia 8 de dezembro. Para os demais cursos técnicos, a seleção será por sorteio.
Já para o Ensino Superior, os candidatos podem optar por realizar a prova ou utilizar a nota do Enem. Metade das vagas é destinada a candidatos que cursaram o Ensino Fundamental ou Médio em escolas públicas, e a outra metade é para ampla concorrência.
Ações afirmativas
O IFSULDEMINAS oferece ações afirmativas para garantir a diversidade no ingresso. 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para pessoas com deficiência, e há vagas exclusivas para candidatos autodeclarados negros ou pardos.
Foto: