Notícias Pesquisa Acadêmica

Pesquisadores da Unifal desenvolvem IA para acelerar a descoberta de novos medicamentos

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) liderou o desenvolvimento de um programa de inteligência artificial (IA) capaz de prever o potencial farmacológico de novas moléculas. A ferramenta, denominada SAnDReS 2.0, utiliza técnicas avançadas de aprendizado de máquina para analisar a interação entre um fármaco e proteínas relacionadas a diversas doenças.

O projeto, que envolveu seis países e dez instituições de pesquisa, é resultado de três décadas de estudos e oferece uma nova abordagem para a descoberta de medicamentos. Ao analisar a forma como uma molécula se liga a uma proteína, o SAnDReS 2.0 pode indicar se ela tem potencial para ser um novo fármaco, agilizando significativamente o processo de pesquisa e desenvolvimento.

“O principal benefício é a capacidade de integrar uma ferramenta moderna e atual no processo de busca de novos fármacos”, destaca o professor Walter Azevedo Jr., coordenador do projeto. “A ferramenta é de acesso aberto, o que facilita a colaboração entre pesquisadores de diversas áreas e países, permitindo o aprimoramento contínuo do programa.”

A equipe de pesquisadores da UNIFAL-MG iniciou suas pesquisas há 30 anos, com foco na geração de dados biológicos sobre a interação de fármacos com proteínas. A participação da NASA no projeto, na década de 1990, impulsionou ainda mais essas investigações. “Com a grande quantidade de dados disponíveis atualmente, o programa de IA pode aprender a identificar padrões e fazer previsões mais precisas”, explica o professor Azevedo Jr.

O SAnDReS 2.0 representa um avanço significativo na área da farmacologia e tem o potencial de acelerar a descoberta de novos tratamentos para diversas doenças. Ao disponibilizar o código do programa de forma aberta, os pesquisadores brasileiros contribuem para a comunidade científica global e estimulam a colaboração internacional em busca de soluções para os desafios da saúde.

A ferramenta SAnDReS pode ser acessada neste link. Na página Wiki também pode ser encontrada a descrição resumida do programa (em inglês).

Foto

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Relacionado

Cotidiano Pesquisa Acadêmica

Flor comestível é objeto de estudo na UFLA

Flor comestível é objeto de estudo na UFLA, que utiliza nanotecnologia para superar dificuldades de germinação A Clitoria ternatea, ou Feijão-borboleta,
Pesquisa Acadêmica

Pesquisa identifica o impacto da pandemia em estudantes

Um estudo com quase seis mil participantes, de todas as regiões do país, revela o alto impacto da pandemia de