Para facilitar a compreensão de jovens sobre o desenvolvimento de fármacos, professores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) desenvolveram um minijogo que representa uma das etapas da produção científica. A nova fase convida os jovens a simularem o teste que identifica a dosagem segura dos medicamentos. O game faz parte do jogo DiscoveRx, em desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e disponível gratuitamente em quatro línguas nos aparelhos Android.
O aplicativo leva o jogador a cumprir as sete etapas para aprovação de um fármaco com imagens vivas e textos simples. Ensinando por meio das tarefas e de informação qualificada, fica mais fácil internalizar o conhecimento. Assim, os jovens desenvolvem a cognição e a criticidade, além de ajudar no entendimento dos conteúdos de biologia e química trabalhados no colégio.
Para o professor Geraldo Xexéo, um dos criadores do DiscoveRx, compartilhar o conhecimento científico é fundamental. “Acho importante ajudar as pessoas e os jovens a entenderem a Ciência com um julgamento próprio e embasado. O jogo digital para celular hoje é um espaço muito bom para isso, principalmente com jogos que podem ser jogados rapidamente, como os mini-jogos.”
Na nova fase, é preciso acertar as dosagens para controlar os mompoms, criaturas que dão um tom divertido para uma etapa fundamental, a garantia de segurança da produção farmacêutica. O modo divertido de aprender desmistifica a ciência, mostrando que não é difícil entender processos que parecem exclusivos aos pesquisadores. “Como o jogador tem que enfrentar desafios ligados ao assunto, ele também vai entendendo quais são os desafios no mundo real”, afirma Xexéo.
Segundo o professor François Nöel, um dos criadores, “ao aprender que o processo é cercado de cuidados em vários níveis antes mesmo de ser testado em voluntários humanos, acreditamos que o público pode se sentir mais seguro a utilizar um medicamento aprovado pela agência reguladora, como a Anvisa, no Brasil, e a Food and Drug Administration, nos Estados Unidos”. A quinta fase, que mostrará os testes em humanos, já está em desenvolvimento. Todos os minijogos estarão disponíveis no primeiro semestre de 2025.
Desenvolvimento
Após o sucesso do jogo de cartas Screener, os professores decidiram desenvolver o DiscoveRx, lançado com três minijogos em 2022 e que agora tem um jingle. Para a nova fase, a equipe de alunos e professores realizaram diversos testes que verificaram a qualidade dos gráficos e dos textos sem que o aplicativo trave durante um ano. O jogo conta com a participação de estudantes de Computação e de Belas Artes, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Saiba mais sobre a iniciativa e baixe o jogo no site do DiscoveRx.
Texto: João Guilherme Tuasco
Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)