Mais da metade dos professores brasileiros já sofreram algum tipo de violência no ambiente escolar. enquanto desempenhava sua atividade De acordo com a pesquisa Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil, divulgada na quarta-feira (08/05), pelo Instituto Semesp – entidade que representa mantenedoras de ensino superior, 52,3% já passou por algum tipo de violência enquanto desempenhava sua atividade como professor.
Entre os que já sofreram algum tipo de violência, 46,2% disseram ter sofrido agressão verbal, 23,1% sofreram intimidação, 17,1% assédio moral e 2,6% agressão física. Outros tipos de violência citados na pesquisa foram: bullying, racismo / injúria racial, ameaça de agressão, ameaça de morte, assédio físico, violência de gênero e xenofobia.
De acordo com a pesquisa, dos professores que sofreram algum tipo de violência, 44,3% alegaram que ela foi feita por parte dos alunos e 23% disseram que sofreram por parte de alunos e responsáveis.
O levantamento mostra ainda que, entre os que responderam, 25% afirma que a violência acontece anualmente, mas 17,7% responderam sofrer violência diariamente ou semanalmente.
A pesquisa aconteceu entre os dias 18 e 31 de março de 2024 e ouviu 444 professores da educação básica no Brasil.
Para os professores ouvidos na pesquisa, há necessidade de melhorias não só em questões ligadas à carreira e formação profissional, mas também à segurança das escolas.
Veja também
Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira
Maioria dos professores concorda com uso da IA na educação
Foto: Getty Images