Estão abertas as inscrições para a coletânea de cursos autoinstrucionais sobre “Educação Midiática”. Oferecido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com organizações da sociedade civil, a coletânea é dedicada à formação continuada de professores e demais profissionais da educação, além de abordar temas centrais da educação midiática para cidadania digital, como enfrentamento à desinformação, segurança on-line, promoção dos direitos humanos e fortalecimento da democracia.
De acordo com o MEC, esses aspectos estão relacionados à cultura digital, que é a Competência Geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um dos eixos da BNCC Computação.
A pesquisa Tic Educação (2022), publicada pelo Cetic.br, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pelo Nic.br e pelo Cgi.br mostrou que 45% dos coordenadores pedagógicos entrevistados indicaram que atividades sobre uso seguro, responsável e crítico da internet ocorrem ocorrem pelo menos uma vez por mês em suas escolas. No entanto, 37% dos respondentes disseram que isso ocorre apenas de forma pontual (pelo menos uma vez no semestre) em seu contexto, mostrando que a temática já está presente nas salas de aula, mas que existe espaço para seu fortalecimento no âmbito das escolas.
Nesse sentido, a disponibilização dos cursos autoinstrucionais no Avamec visa oferecer caminhos para o desenvolvimento de professores nas temáticas de educação midiática e cidadania digital. São eles:
Educação midiática para adolescentes e jovens – Cidadão Digital
Fake Dói: verificação de conteúdo na internet com técnicas abertas
Atividades complementares de educação midiática
Foto: Getty Images