Estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais terão, a partir desta quarta-feira (24/04), uma ferramenta de apoio para se preparar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A plataforma Estudo Play oferece livros digitais das quatro áreas de conhecimento do Enem, disponibiliza videoaulas, simulados, correção de redação, relatórios individuais de desempenho, ferramentas de monitoramento das aprendizagens e trilhas personalizadas de estudo criadas por inteligência artificial com base nas dificuldades de cada estudante.
A plataforma estará disponível também para os estudantes e dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A diretora de ensino médio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) de Minas Gerais, Vanessa Nicoletti, diz que uma das vantagens dessa ferramenta é que a inteligência artificial é capaz de ler a letra manuscrita. “Basta o estudante redigir o seu texto no formato do Enem, respeitando as linhas, a quantidade e tamanho da letra, e depois tirar uma foto da redação no aplicativo. Em poucos segundos, essa redação é corrigida, trazendo as cinco competências da redação do Enem, apontando possibilidade de melhorias, e indicações de livros e filmes que podem complementar o assunto”, explica.
De acordo com a diretora, a plataforma utiliza a inteligência artificial para corrigir as redações, empregando algoritmos para analisar diversos aspectos do texto. Segundo Vanessa, ao receber uma redação, a IA da Estudo Play avalia aspectos como gramática, coesão textual, argumentação e adequação ao tema proposto. “Essa análise identifica padrões linguísticos e características de uma redação bem elaborada”, completa.
De acordo com Vanessa, com base nesses critérios, a IA atribui uma pontuação ao texto, oferecendo feedback imediato ao aluno sobre seu desempenho. Essa abordagem permite uma correção ágil e padronizada, garantindo uma avaliação justa e precisa das redações dos estudantes.
Como acessar
O endereço do site é www.enem.educacao.mg.gov.br, onde é preciso inserir o usuário e senha. No caso dos estudantes, o usuário é o número da matrícula do aluno e a senha também é a matrícula. No caso dos servidores públicos, o usuário é o número da Matrícula do Servidor Público (MASP), e a senha é o número MASP.
É possível também baixar o aplicativo pelo celular (IOS e Android), buscando pelo nome Enem MG. O acesso ao aplicativo acontece da mesma forma.
Logo no primeiro acesso será solicitado a mudança de senha para uma de uso pessoal. Os dados de e-mail e telefone devem ser inseridos corretamente para facilitar a recuperação da senha em caso de perda.
Os estudantes que não souberem o número da matrícula podem procurar a secretaria da escola para serem auxiliados.
Foto: Divulgação