Apenas um de cada quatro cursos de ensino superior na modalidade de educação a distância (EAD) conseguiu notas 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). Número divulgado nesta terça-feira (02/04) é referente a 2022 e mostra que dos cursos EAD avaliados, somente 450, cerca de 26,6% tiveram bom desempenho.
No ensino presencial, apesar do número ser um pouco melhor, também não é digno de comemoração. Apenas 38% dos cursos tiveram avaliação 4 e 5, consideradas satisfatórias nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
CPC
O CPC é um dos indicadores usados para avaliar a qualidade da educação superior do país. Esse indicador é obtido a partir do desempenho dos alunos no Enade, da qualificação do corpo docente e dos recursos didático-pedagógicos (como laboratórios) da universidade. É o CPC que indica a qualidade do curso. Por exemplo, quando uma universidade diz que tem um curso de direito nota 5 no MEC, é ao CPC que está se referindo.
Cursos avaliados
Bacharelados
- Administração
- Administração Pública
- Ciências Contáveis
- Ciências Econômicas
- Comunicação Social (Jornalismo)
- Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)
- Direito
- Psicologia
- Relações Internacionais
- Secretariado Executivo
- Serviço Social
- Teologia
- Turismo
Tecnológicos
- Comércio Exterior
- Design de Interiores
- Design Gráfico
- Design de Moda
- Gastronomia
- Gestão Comercial
- Gestão de Qualidade
- Gestão Pública
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Financeira
- Logística
- Marketing
- Processos Gerenciais
Modalidade
Cursos EAD
- Nota 1 (insatisfatória): 93
- Nota 2 (insatisfatória): 124.108
- Nota 3 (Regular): 1.155.053
- Nota 4 (Satisfatória): 159.529
- Nota 5 (Satisfatória): 3.730
Cursos presenciais
- Nota 1 (insatisfatória): 1.322
- Nota 2 (insatisfatória): 112.309
- Nota 3 (Regular): 763.413
- Nota 4 (Satisfatória): 584.954
- Nota 5 (Satisfatória): 58.653
Entenda como é feita a avaliação
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia as graduações (administração em determinada faculdade, por exemplo) e considera:
- o desempenho dos alunos no Enade 2022 (prova feita no início e no fim da graduação);
- a formação dos professores (se são mestres e doutores, por exemplo, e se trabalham em regime de dedicação exclusiva);
- a percepção dos estudantes sobre o próprio curso (questionário respondido no Enade);
- o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa o desempenho dos alunos concluintes (Enade) e dos alunos ingressantes (Enem), para avaliar o aprendizado absorvido durante o curso.
Matrículas x CPC
Nos cursos avaliados em 2022, o número de matrículas das modalidades EAD e presencial teve pouca diferença, em uma divisão de 49% e 51% respectivamente. O que chama atenção, no entanto, é a diferença nas matrículas por faixa dos cursos.
Dos mais de 1,4 milhão de alunos matriculados em cursos EAD em 2022, apenas 11,3% estavam registrados em cursos de nota 4 ou 5.
Se comparado com o ensino presencial também em 2022, dos mais de 1,5 milhão inscritos na modalidade, 42,3% estavam em cursos de nota 4 e 5.
Veja também: Mais de 80% das universidades federais são bem avaliadas pelo Inep.