A 13ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap) está com inscrições abertas até 27 de março. As equipes podem ser formadas por estudantes dos cursos técnicos de Agropecuária, Agroecologia, Meio Ambiente, Agronegócio, Alimentos, Agroindústria e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de escolas públicas ou privadas.
Conforme o edital, a seleção possui duas fases. A primeira será a aplicação de uma prova virtual em abril, já a segunda será presencial e vai reunir diversas provas práticas e outra teórica, a serem realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Barretos, no período de 19 a 22 de junho.
Para participar da olimpíada, é necessário que o orientador do grupo acesse o site da Obap e inscreva sua equipe, composta por três estudantes e pelo próprio orientador, o qual deve ser docente ou técnico-administrativo da instituição. As modalidades de inscrição são de discentes de cursos técnicos integrados/concomitantes ou subsequentes.
Acesse o regulamento da Obap neste link
Obap
Criada e organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), a Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica e nacional que acontece desde 2011. O objetivo é estimular o ingresso de jovens em carreiras técnico-científicas e docentes, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia.
Na edição deste ano, a olimpíada também conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Foto: Divulgação