Cotidiano Notícias

Alunos de Inconfidentes publicam livros infantis sobre pessoas que promoveram transformações

Em um projeto interdisciplinar, alunos do 6º do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual Felipe dos Santos, em Inconfidentes (MG), criaram livros infantis sobre brasileiros(as) que conseguiram promover transformações no meio em que viviam.

Para a professora Emanuele Machado, coordenadora do projeto, a iniciativa visa envolver os alunos na análise de ações que impactam positivamente o meio social. “É ver na prática o protagonismo na própria trajetória”, afirma. Para escrever os livros, os alunos tiveram que pesquisar sobre cada uma das personalidades escolhidas. Entre elas, padre Júlio Lancellotti, o fotógrafo Sebastião Salgado, o líder indígena Ailton Krenak e a escritora Conceição Evaristo.

A Coletânea Felipinho é composta por sete livros: “Meu Nome é Inconfidentes”; “Emicida: O Menino das Rimas Imbatíveis”; “Erika Hilton: A Menina que Mudou o seu Mundo”; “Julio Lancellotti: O Menino das Batalhas Intermináveis”; “Ailton Krenak: O Menino Neto do Rio”; “Conceição Evaristo: A Menina que Escrevia”; e “Sebastião Salgado: O Menino das Lentes nos Olhos”.

A cerimônia de lançamento aconteceu na terça-feira, 12 de março, na Câmara Municipal de Inconfidentes e contou com a participação da Prefeita Rosângela Dantas, dos professores, pais, alunos, entre outras autoridades.

Projeto

O projeto é um exemplo de como a educação pode ser criativa e interdisciplinar, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e críticos. Ele contribui ainda para:

  • Incentivar a leitura e o conhecimento sobre figuras importantes da história do Brasil.
  • Despertar a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a valorização da cultura brasileira.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.

Veja também: Escolas necessitam adotar práticas pedagógicas diversificadas para incentivar a leitura

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as