Cotidiano Notícias Números Educacionais

Homens comandam 58% das secretarias de educação nos estados

O Censo Escolar 2023 mostrou que as mulheres são maioria dos docentes no país. Na educação infantil, por exemplo, elas são quase a totalidade: 96,2%. As mulheres também ocupam 80,6% dos cargos de direção nas escolas. Mas esse predomínio feminino na educação para por aí.

O cargo mais elevado da educação nos estados, que é o de secretário(a), está em sua maioria nas mãos dos homens. Levantamento feito pelo materia1.com.br mostra que dos 26 estados brasileiros, 15 secretarias, que representam 58%, são comandadas por homens e 11 por mulheres. No Distrito Federal quem está à frente da secretaria é uma mulher.

A separar por região, o Nordeste é onde há mais mulheres coordenando as secretarias. Dos nove estados, cinco secretarias são chefiadas por mulheres e quatro por homens. Na região Norte há um equilíbrio. Dos seis estados, três secretarias são comandadas por mulheres e três por homens.

Mas ao olhar para as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste observamos um predomínio quase que total dos homens. No Sul, dos três estados, a mulher só está à frente em um. No Sudestes, dos quatro estados a mulher só está à frente de um. No Centro Oeste a proporção é a mesma. Dos quatro estados, somente uma secretaria é comandada por mulher.

Vale ressaltar que o Ministério da Educação é comandado por um homem.

Secretários(as) por estado

Rio Grande do Sul – Mulher

Santa Catarina – Homem

Paraná – Homem

São Paulo – Homem

Rio de Janeiro – Mulher

Minas Gerais – Homem

Espírito Santo – Homem

Mato Grosso do Sul – Homem

Mato Grosso – Homem

Goias – Mulher

Tocantis – Homem

Rondônia – Mulher

Acre – Homem

Amazonas – Mulher

Roraima – Homem

Acre – Mulher

Pará – Homem

Maranhão – Homem

Ceará – Mulher

Piauí – Homem

Bahia – Mulher

Sergipe – Homem

Alagoas – Mulher

Pernambuco – Mulher

Paraíba – Homem

Rio Grande do Norte – Mulher

Distrito Federal – Mulher

Foto: EBC

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as