Cotidiano Notícias

IF Sul de Minas vai oferecer curso de capacitação para 19 mil pessoas, através de parceria com a CNBB

O Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e assinaram nessa terça-feira (06/02) um “Termo de Adesão” que prevê a capacitação de 19 mil pessoas em todo o país por meio do Projeto Capacita em Redes a ser expandido para os 19 regionais da CNBB.

O termo prevê que o Instituto Federal vai oferecer o conhecimento e capacidade técnica de seu quadro de pessoal, para ofertar cursos de capacitação profissional de 30h. Os cursos serão oferecidos de acordo com as vocações e demandas de cada realidade. As paróquias, por outro lado, entrarão com a mobilização e oferta de espaços comunitários para as formações.

Sul de Minas

O arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, destacou a beleza do projeto que surgiu inicialmente a partir da Campanha da Fraternidade 2023, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas em parceria com as dioceses mineiras de Pouso Alegre, Guaxupé e Campanha. “O projeto tem origem na Campanha da Fraternidade, iniciativa muito cara à CNBB, que tem dado muitos frutos ao longo dos 60 anos”, disse.

O reitor do IF Sul de Minas, Cleber Barbosa, ressaltou a importância da parceria entre os Institutos Federais (MEC) e a CNBB para ampliar a possibilidade de que pessoas tenham acesso à capacitação em cursos de pequena duração que podem mudar suas vidas e devolver-lhes a esperança. “É neste sentido que estamos aqui. Temos relatos de pessoas que estavam desiludidas e após esta oportunidade encontraram um novo sentido para suas vidas”, reforçou.

Projeto

O Projeto Capacita em Rede surgiu a partir da experiência do Projeto “Capacita Sul de Minas”, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas desde 2021 e intensificado, em 2023, com a Campanha da Fraternidade, que aprofundou a temática da fome. O projeto contou com a parceria da Igreja, em vista da capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

O professor Roberto Camilo, do Instituto Federal, aponta que o projeto Capacita Sul de Minas traduziu-se como uma forma de gerar trabalho e renda tendo em vista a superação da fome e as vulnerabilidades das populações mais pobres do Sul de Minas Gerais. “O projeto é um gesto concreto e também uma forma eficaz de realizar a Campanha da Fraternidade 2023”, disse na apresentação do projeto.

Foto: Divulgação

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as