O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para as universidades brasileiras. Mas a pontuação obtida no exame pode ser utilizada também como critério de ingresso em diversas instituições de ensino superior fora do país.
Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá são alguns dos países onde o Enem é considerado um critério justo e equitativo para a seleção de estudantes estrangeiros.
Portugal
Portugal está entre os destinos mais buscados por estudantes que empregam a pontuação do exame para admissão em instituições de ensino estrangeiras.
Segundo a mais recente atualização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), 29 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores aceitam a nota do Enem como critério para ingresso em cursos de graduação no país. Confira a lista
Estados Unidos
Os Estados Unidos têm atraído inúmeros estudantes brasileiros interessados em utilizar a nota do Enem para ingressar em suas universidades.
Algumas das renomadas instituições de ensino nos Estados Unidos que aceitam o Enem incluem a New York University (NYU), a Northwestern University e a Temple University.
Reino Unido
No Reino Unido, algumas instituições de ensino passaram a levar em consideração o desempenho no Enem.
Nas universidades de Oxford, Kingston, Glasgow, Birkbeck e Bristol, boas notas no exame possibilitam a participação nos Foundations Programmes. Esses programas consistem em estudos de um ano dedicados a alunos internacionais, funcionando como uma espécie de “pré-graduação” para aqueles que não atenderam a todos os requisitos do currículo britânico
Canadá
O Canadá possui um sistema universitário de destaque que aceita o Enem como meio de ingresso. Mas, algumas universidades canadenses podem impor requisitos específicos para a candidatura de estudantes brasileiros.
Algumas universidades do Canadá que utilizam a nota do Enem são: Universidade de Toronto, Humber College e a Universidade da Colúmbia Britânica.
Critérios de seleção Além do exame, no exterior é comum que o processo seletivo inclua entrevistas, avaliação do histórico escolar e cartas de apresentação.