Cotidiano Notícias

Alunos do Sul de Minas conquistam medalha de ouro na Olimpíada Brasileira da Matemática

Nove alunos do Sul de Minas conquistaram medalha de ouro na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O resultado divulgado no dia 20 de dezembro, mostra que três alunos são do nível 1, dois são do nível 2 e quatro do nível 3. No nível 1 concorrem alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental. O nível 2 é para alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental. Já o nível 3 disputam estudantes do ensino médio.

Vencedores

Nível 1

Vinícius Abbatepietro Ribeiro – Escola Estadual Eduardo Senedese – Juruaia.

Júlio César de Oliveira Borges – Escola Estadual Mendes de Oliveira – Congonhal.

Gabriel Germiniani – Escola Estadual Professor Juvenal Brandão – Ouro fino

Nível 2

Laura Ferreira de Oliveira – Escola Estadual Paraisense – São Sebastião do Paraíso

Heitor Simões Rodrigues – Escola Estadual Secretário Olinto Orsini – Bueno Brandão

Nível 3

Daniel Baracat Franqueira Cavazza – IF Sul de Minas – Campus Carmo de Minas

Mariana Naves Tana – IF Sul de Minas – Campus Machado

Paulo César Campos de Pinho – IF Sul de Minas – Campus Passos

Adrian Maciel Rocha – Escola Estadual Monsenhor João Cancio – Cruzília

Premiações

Este ano a Obmep vai premiar um total de 8,4 mil estudantes com medalhas; sendo 650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes, além de 51 mil menções honrosas.

A Lista dos premiados pode ser consultada aqui.

A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. Para o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, este ano, o sabor da olimpíada é ainda mais especial. “Além da premiação nacional, criamos também as premiações estaduais. São muito mais medalhas em todo o Brasil”. Serão distribuídas cerca de 20,5 mil medalhas estaduais.

Serão agraciados ainda professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 18ª Obmep estão previstas para o próximo ano, em data e local ainda a serem definidos. Este ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio. Trata-se da maior competição científica do país. Foram alcançados 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas participaram do certame.

Impa Tech

A novidade deste ano é que medalhistas do nível 3 (ensino médio) na Obmep e em outras quatro olimpíadas de conhecimento poderão concorrer a uma vaga no Impa Tech, primeiro curso de graduação do instituto. As inscrições para o bacharelado em matemática da tecnologia e inovação estão abertas até 28 deste mês neste endereço eletrônico. O curso será uma qualificação de excelência para os estudantes entrarem de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O processo seletivo destina 20% das vagas para alunos com ótimo desempenho na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital pode ser acessado aqui.

O coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim, destacou que conquistar uma medalha na Obmep pode abrir as portas de uma universidade para os estudantes premiados. “Algumas das melhores universidades brasileiras têm admitido alunos baseados exclusivamente no seu desempenho em olimpíadas, como é o caso da recém-criada graduação do Impa, o Impa Tech.” 

Marcelo Viana informou que o Impa Tech será iniciado em 2024. A graduação do instituto reserva 80% de suas vagas para medalhistas das olimpíadas. “Quem ganhou medalha do nível 3 [ensino médio] já pode solicitar o seu certificado para se candidatar ao Impa Tech”, indicou.

Olimpíada

Criada pelo Impa em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, a competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Outro objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade. 

Foto: EBC

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as