A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem cerca de 1,5 milhão de alunos matriculados, distribuídos em 11,8 mil cursos. A rede conta com aproximadamente 82,9 mil professores e técnicos.
Criada em 2008 pela Lei n. 11.892, de 29 de dezembro, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, também conhecida por Rede Federal, constituiu-se como um marco na ampliação, interiorização e diversificação da educação profissional e tecnológica (EPT) no País.
Cada uma de suas instituições é composta por campis que atuam como unidades descentralizadas de ensino e garantem a presença da Rede Federal ao longo de todo o território nacional. Com isso, promovem a oferta da educação profissional e tecnológica e o desenvolvimento de inovações tecnológicas de forma alinhada com a vocação local.
Em 2023, já existem 680 unidades, sendo estas vinculadas a 38 Institutos Federais, a 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a 22 escolas técnicas ligadas às universidades federais e ao Colégio Pedro II.
Clique aqui e veja os endereços e telefones dos institutos federais e seus campi em Minas Gerais. https://simec.mec.gov.br/academico/mapa/dados_instituto_edpro.php?uf=MG
Foto: Divulgação
Arte: MEC