Como o objetivo de fornecer serviços técnicos de engenharia e arquitetura, estudantes destas áreas da faculdade UNA estão orientando os moradores de Pouso Alegre (MG), que estão passando por processo de regularização fundiária. Sob coordenação dos professores, Brígida Medeiros e Daniel Lage, os alunos coletam dados, realizam levantamentos de campo, interagem com os moradores e desenvolvem projetos, com foco especial nas famílias de baixa renda.
De acordo com os professores, o trabalho começou no início de 2023. “Nesta primeira fase, os alunos visitaram o Bairro São Marcos, no Faisqueira, onde os alunos foram de casa em casa e preencheram fichas socioeconômicas dos moradores, além de verificarem as dimensões dos lotes”, destacam.
Segundo os coordenadores, foram realizadas quatro vistorias, em que os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, as atividades desempenhadas por engenheiros civis e arquitetos. “Em outubro concluímos a fase de coleta de dados. Nas próximas semanas, o projeto seguirá com a compilação dos dados coletados em campo, a atualização dos mapas e a criação de um documento único, no qual todos os moradores cadastrados terão seus dados atualizados”, afirmam.
Os professores destacam que a conclusão da primeira etapa do projeto será marcada pela entrega desse material à Prefeitura de Pouso Alegre, que, por meio da Comissão de Regularização Fundiária, prosseguirá com o processo de regularização fundiária. “Esse processo está respaldado legalmente e permite a regularização de áreas de parcelamentos irregulares de solo”, completam.
A segunda fase, segundo os professores, será o desenvolvimento projetos arquitetônicos para as habitações, quando os alunos retornaram ao bairro São Marcos.
Foto: Divulgação