Pesquisa Acadêmica

Pesquisa analisa estratégias textuais das redações nota 1000 no Enem

A construção da argumentação nas redações que alcançam a nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi objeto de estudo da pesquisadora Bruna Cohen, que concluiu o mestrado no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2022. Bruna analisou provas de redação na edição de 2019 do exame, cujo tema foi a democratização do acesso ao cinema no Brasil.

A pesquisadora constatou que a argumentação nas redações analisadas é realizada não apenas por meio de sequências argumentativas, mas também por meio de sequências explicativas e descritivas. A textualização argumentativa, processo de construção do texto com o objetivo de defender um argumento principal, envolve, ainda, a argumentação por autoridade e recursos coesivos.

“As redações que eu analisei, mas não só, todos os textos vão ser formados por sequências que têm outras sequências menores inseridas. É essa ‘dança’ e esse jogo de diversas sequências, não necessariamente apenas argumentativas em um texto predominantemente argumentativo, que vão formar essa textualização”, explica. 

Na avaliação de Bruna, o trabalho contribui para o entendimento dos modelos considerados ideais do ponto de vista crítico e técnico pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, o que pode auxiliar professores na preparação dos estudantes para um bom resultado. 

O bom desempenho no Enem é decisivo para o acesso dos estudantes a instituições públicas de ensino superior, uma vez que a nota obtida no exame é usada na classificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Em 2023, as provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Clique no player abaixo e ouça o que disse a professora na reportagem Bella Corrêa da UFMG.

Foto: EBC

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