O Brasil conta com 2,3 milhões de docentes na educação básica e 316.792 na educação superior. Os números fazem parte dos resultados do Censo Escolar e do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
- Na educação básica, a maior parte dos docentes atua no ensino fundamental (61,1%), o que corresponde a 1.414.211 profissionais.
Segundo os dados do Censo Escolar 2022, do total de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, 86,6% têm nível superior completo (84,9% em grau acadêmico de licenciatura e 1,7% de bacharelado) e 8,5%, ensino médio normal/magistério. Foram identificados, ainda, 4,9% com nível médio ou inferior.
Dos professores que atuam no ensino médio, 96,1% têm nível superior completo (91,6% em grau acadêmico de licenciatura e 4,5%, bacharelado) e 3,9% possuem formação de nível médio ou inferior.
- Na educação superior, os cursos de licenciatura têm o maior percentual (78,2%) de docentes com o regime de trabalho em tempo integral.
O Censo Superior 2022, divulgado na terça-feira, 10 de outubro, apontou que a participação percentual de docentes com doutorado nos cursos de licenciatura foi de 65,1%, enquanto os cursos de bacharelado e tecnológico registram 52,1% e 35,4%, respectivamente.
Quase a metade dos docentes de cursos tecnológicos tem o regime de trabalho em tempo integral (50,9%), mas é o menor percentual comparado com os cursos dos demais graus acadêmicos – licenciatura (78,2%) e bacharelado (59,7%).
Censo Escolar
Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal, para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.
Censo da Educação Superior
O Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições desse nível educacional, seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.
O censo contribui, ainda, para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.
Apagão de professores
Em 2040, no Brasil haverá o risco de “apagão” de professores na educação básica. O déficit poderá chegar a 235 mil, segundo estimativas feitas pelo Instituto Semesp.
Os principais problemas apontados são:
- Desinteresse do jovem em seguir a carreira de professor devido a baixa remuneração e a falta de reconhecimento de sua importância para a sociedade.
- Envelhecimento do corpo docente, com destaque para o número crescente de profissionais prestes a deixar o cargo.
- Abandono da profissão devido às condições de trabalho precárias, como infraestrutura ruim de algumas escolas, falta de equipamentos e materiais de apoio, violência nas salas de aula e problemas de saúde.
Foto: EBC