Cotidiano Notícias

Maioria dos professores do país atua no ensino fundamental, segundo INEP

O Brasil conta com 2,3 milhões de docentes na educação básica e 316.792 na educação superior. Os números fazem parte dos resultados do Censo Escolar e do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

  • Na educação básica, a maior parte dos docentes atua no ensino fundamental (61,1%), o que corresponde a 1.414.211 profissionais.

Segundo os dados do Censo Escolar 2022, do total de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, 86,6% têm nível superior completo (84,9% em grau acadêmico de licenciatura e 1,7% de bacharelado) e 8,5%, ensino médio normal/magistério. Foram identificados, ainda, 4,9% com nível médio ou inferior.

Dos professores que atuam no ensino médio, 96,1% têm nível superior completo (91,6% em grau acadêmico de licenciatura e 4,5%, bacharelado) e 3,9% possuem formação de nível médio ou inferior.

  • Na educação superior, os cursos de licenciatura têm o maior percentual (78,2%) de docentes com o regime de trabalho em tempo integral.

O Censo Superior 2022, divulgado na terça-feira, 10 de outubro, apontou que a participação percentual de docentes com doutorado nos cursos de licenciatura foi de 65,1%, enquanto os cursos de bacharelado e tecnológico registram 52,1% e 35,4%, respectivamente.

Quase a metade dos docentes de cursos tecnológicos tem o regime de trabalho em tempo integral (50,9%), mas é o menor percentual comparado com os cursos dos demais graus acadêmicos – licenciatura (78,2%) e bacharelado (59,7%).

Censo Escolar

Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal, para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.

Censo da Educação Superior

O Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições desse nível educacional, seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

O censo contribui, ainda, para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Apagão de professores

Em 2040, no Brasil haverá o risco de “apagão” de professores na educação básica. O déficit poderá chegar a 235 mil, segundo estimativas feitas pelo Instituto Semesp.

Os principais problemas apontados são:

  • Desinteresse do jovem em seguir a carreira de professor devido a baixa remuneração e a falta de reconhecimento de sua importância para a sociedade.
  • Envelhecimento do corpo docente, com destaque para o número crescente de profissionais prestes a deixar o cargo.
  • Abandono da profissão devido às condições de trabalho precárias, como infraestrutura ruim de algumas escolas, falta de equipamentos e materiais de apoio, violência nas salas de aula e problemas de saúde.

Foto: EBC

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as