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Censo da Educação Superior: EaD registra 3 milhões de ingressantes em 2022

O número de ingressos em cursos de graduação a distância (EaD) ultrapassou a marca histórica de 3 milhões de ingressantes em 2022. Os dados fazem parte dos resultados do Censo da Educação Superior 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), divulgado nessa terça-feira (10/10). A matrícula na modalidade EaD esteve presente em 3.219 municípios brasileiros em 2022. Um aumento de 87% quando comparado a 2014.

Quanto ao número de ingressantes em cursos presenciais, ele vem diminuindo desde 2014. Em 2021 foi registrado o menor valor dos últimos dez anos. Entretanto, em 2022 foi registrada uma quebra da tendência e o número de ingressantes em cursos presenciais voltou a subir, registrando 1.656.172 de alunos.

Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, o cenário apresentado pelo censo traz informações que serão essenciais na construção de políticas públicas voltadas ao ensino superior. “Os dados dizem respeito aos processos de transição do ensino médio ao ensino superior, fala do perfil das instituições que oferecem vagas de graduações no país, o acesso e atendimento da população em idade escolar na educação brasileira, a eficiência do sistema e, por fim, dados que lidam com as questões relativas à equidade”, destacou.

Matrículas

Nos últimos 10 anos, a rede federal aumentou o número de matrículas em 23,7%. No mesmo período, a rede estadual cresceu 4,8%. A rede municipal teve uma redução de 58,7% no mesmo período. Em 2022, ocorreu uma variação negativa de 1,9% na rede federal, enquanto a rede estadual cresceu 3,4% e a municipal, 3,3%. “Essa queda na rede federal ainda é reflexo da pandemia, tendo em vista os calendários que foram modificados devido ao momento de isolamento”, ressaltou o diretor de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep, Carlos Moreno.

  • Em 43 anos de estatísticas produzidas pelo Inep, o número de matrículas se aproxima da marca de 10 milhões de estudantes na educação superior de graduação. Em 2022, o aumento foi de 5,1%, o maior desde 2015.

Com mais de 7,3 milhões de alunos, a rede privada continua crescendo, em 2022 o aumento foi de 6,6%. A rede pública, depois da expressiva queda observada em 2020, retorna ao patamar pré-pandemia, embora tenha sido registrada uma pequena queda de -0,1% em 2022.

Conclusão de curso

Outro dado importante diz respeito à taxa de conclusão acumulada, que, em 2022, teve um percentual total de 41%. Esse percentual sobe para 53% entre estudantes com reserva de vaga de ingresso na rede federal; 50%, no caso do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); e 59% para estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Ao analisar a taxa de desistência acumulada em 2022, os números mostram que o percentual total é de 58%, mas a taxa cai para 36% entre estudantes com reserva de vaga de ingresso na rede federal, passando para 49% entre estudantes do Fies e 40% do Prouni. 

Na rede privada, 32,45% das vagas novas não são preenchidas. O fenômeno se repete na rede pública, em que 26,4% das vagas novas não recebem estudantes, índice semelhante ao observado na rede federal. As vagas remanescentes têm taxas de ocupação bem inferiores: na rede federal, apenas 20,9% das mais de 135 mil vagas remanescentes foram ocupadas em 2022.   

Formação de docentes

A formação de docentes, por meio das licenciaturas, também foi destaque na pesquisa. Em 2022, foram registradas 1.669.911 matrículas desse tipo de curso. Desse total, 571.929 estão em instituições públicas e 1.097.982 em instituições privadas.

  • Nos cursos de Licenciatura, os ingressantes de cursos EaD representam 93,7%, enquanto na rede pública são 22,2% nessa modalidade.
  • Dentre os cursos de licenciatura, o curso de Pedagogia abarca quase a metade dos alunos matriculados (49,2%) ou pouco mais de 821 mil alunos matriculados.

Alunos

Em relação ao número de alunos, 41% das instituições possuem até 300 alunos e detém apenas 1% das matrículas de graduação. A rede privada conta com mais de 7,3 milhões de alunos, o que garante uma participação de 78% do sistema de educação superior.

O processo de expansão da educação superior, no Brasil, teve início no final dos anos 90 do século passado e encontra na rede privada o seu principal motor. O perfil de oferta entre as instituições privadas com e sem fins lucrativos difere em relação à oferta de EaD. Enquanto nas instituições privadas com fins lucrativos apenas 34% dos alunos frequentam cursos presenciais, nas sem fins lucrativos esse percentual salta para 76%.

  • A rede federal é a que mais preenche vagas nos processos para seleção de novos alunos de graduação. Na rede pública, 26,4% das vagas não são preenchidas. As vagas remanescentes têm taxas de ocupação bem inferiores. Cabe destacar que apenas 20,9% das mais de 135 mil vagas remanescentes da rede federal foram ocupadas.

Acesse os resultados do Censo da Educação Superior 2022

Foto: EBC

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