Cotidiano Notícias

Mais de 900 mil alunos participaram da segunda fase da 18ª OBMEP

Mais de 900 mil alunos participaram da segunda fase das provas da 18ªOBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que foram realizadas no sábado (07/10), em todo o país.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a primeira fase da 18ª OBMEP, realizada em 30 de maio, classificou estudantes de escolas públicas e privadas inscritas da olimpíada.  Participaram da prova 18,3 milhões de alunos de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, 5.465 (99,87%) dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.

Segundo Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP e diretor-adjunto do IMPA, a novidade desta edição ficou por conta do aumento no número de medalhas nacionais, 8.450. Desse total, são 650 ouro, 1950 prata e 5.850 bronze, além de 50 mil menções honrosas. A OBMEP vai distribuir também outras 20,5 mil medalhas regionais.

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que propicia, por meio de encontros presenciais ou virtuais, contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Os alunos de escolas públicas, além das aulas, recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa. O valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado este ano, com aumento de 200%.

A prova da segunda fase da OBMEP foi composta de seis questões discursivas. Os alunos terão três horas para completar a prova. A competição científica é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. 
Além disso, a olimpíada tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Foto: EBC

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as