Mais de 900 mil alunos participaram da segunda fase das provas da 18ªOBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que foram realizadas no sábado (07/10), em todo o país.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a primeira fase da 18ª OBMEP, realizada em 30 de maio, classificou estudantes de escolas públicas e privadas inscritas da olimpíada. Participaram da prova 18,3 milhões de alunos de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, 5.465 (99,87%) dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.
Segundo Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP e diretor-adjunto do IMPA, a novidade desta edição ficou por conta do aumento no número de medalhas nacionais, 8.450. Desse total, são 650 ouro, 1950 prata e 5.850 bronze, além de 50 mil menções honrosas. A OBMEP vai distribuir também outras 20,5 mil medalhas regionais.
Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que propicia, por meio de encontros presenciais ou virtuais, contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Os alunos de escolas públicas, além das aulas, recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa. O valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado este ano, com aumento de 200%.
A prova da segunda fase da OBMEP foi composta de seis questões discursivas. Os alunos terão três horas para completar a prova. A competição científica é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
Além disso, a olimpíada tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
Foto: EBC