Cotidiano Notícias

Estudantes de Pouso Alegre participam de Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da Nasa

Estudantes de Pouso Alegre (MG) participaram neste sábado e domingo (07 e 08/10) do International Space Apps Challenge ou Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da Nasa, em tradução livre para o português. O evento, apoiado pela Agência Espacial Brasileira, aconteceu na Faculdade UNA.

Um dos objetivos do Space Apps é popularizar o acesso da comunidade global aos dados abertos da Nasa, a Agência Espacial Norte-americana, e estimular o pensamento criativo e científico.

O evento aconteceu simultaneamente em outros 300 locais de diversos países. Neste ano, o tema do desafio é Explore Open Science Together – “explorem a ciência aberta juntos”, em tradução livre.

O médico radiologista e professor nos cursos da área de saúde da Faculdade Una Pousa Alegre, José Luiz Schiavon, explica que nem todos os que participam são, necessariamente, um programador ou especialista em dados. “Na verdade, equipes com os mais diversos conjuntos de habilidades costumam ser as mais bem-sucedidas”, afirma.

Space Apps

O primeiro Space Apps foi realizado em 2012 e reuniu cerca de 2 mil pessoas, em 17 países. Atualmente, segundo a Nasa, o desafio possui o maior hackathon global anual do mundo.

No ano passado, o evento mundial recebeu mais de 31.500 inscritos, de 162 países, o que gerou mais de 3 mil projetos. Tudo isso, afirma o site da do Space Apps, para “incentivar o crescimento e a diversidade na próxima geração de cientistas, engenheiros, tecnólogos e designers”.

Foto: Divulgação

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as