O palestrante Marcos Piangers, autor do best-seller “O Papai é Pop”, que virou filme, conversou com o Matéria 1, sobre a “Escola do Futuro”. Para ele, a escola do futuro vai muito mais além, do que o aprendizado da matemática e do uso das tecnologias. Segundo Marcos Piangers a escola do futuro é uma escola que deve preparar os alunos para os desafios do mundo.
“Hoje em dia a neurociência e todas as pesquisas relacionadas a educação mostram que é importante a gente criar estes jovens que vão não apenas decorar e aplicar, jovens que não vão apenas se comportar apenas no espectro da inteligência humana, inteligência lógico, matemática; mas ter uma capacidade de entender todas as outras inteligências que os humanos têm, mas que não são facilmente substituídas pelas máquinas”, afirma.
De acordo com Marcos Piangers, a escola do futuro entende a tecnologia, mas essa escola deve perceber as habilidades que são intrinsicamente humanas e desenvolver nas crianças as habilidade que não são de máquinas, não são de algoritmos e que não são de robôs.
Para isso, Marcos Piangers chama a atenção para a valorização dos professores. O palestrante afirma que o grande gargalo da educação brasileira está na capacitação e na valorização dos professores. “O ponto mais importante é a capacitação e a valorização dos professores, como figuras que vão conduzir os jovens para o aprendizado, independentemente da tecnologia usada”, destaca.
Marcos Piangers concedeu palestra no encerramento do II Seminário Sul Mineiro de Educação, que aconteceu na terça-feira (26/09), na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Com o tema “Empreendedorismo e a Escola do Futuro”, o encontro reuniu profissionais de diversas áreas da educação, que debateram sobre o empreendedorismo na escola, insighst para uma nova forma de aprender e ensinar, e sobre educação financeira.
Clique no player abaixo e ouça o que disse Marcos Piangers.
Fotos: Matéria 1