Universitários dos cursos de arquitetura e engenharia de Pouso Alegre (MG), em parceria com a Associação Acessibilidade em Ação (A3) e empresas, estão realizando obras que visam tornar a cidade mais acessível.
De acordo com o presidente da A3, Fernando de Souza Rodrigues, o projeto começou em 2020, quando foi fechado uma parceria com a UNA Pouso Alegre. Neste período, segundo Fernando, foram feitas intervenções em quatro pontos da cidade. “Todas patrocinadas por empresas locais”, ressalta.
A quinta obra está sendo realizada neste sábado e domingo (23 e 24/09). A Travessa João da Silva, popularmente conhecida como Calçadão da Puccini, no Centro. O local vai ganhar rampas e corrimão. Além disso, será instalada uma placa no local, informando quem foi João da Silva, assim como, a história da família Puccini, o que é a Associação Acessibilidade em Ação (A3) e as logos dos parceiros da obra.
A professora Adriana Izidoro, coordenadora do projeto de Extensão das Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica da Faculdade Una Pouso Alegre, explica que para realizar a obra, os estudantes foram ao calçadão para pegar as medidas e, depois, as transferiram para o Autocad (software para elaboração de projetos). “Tudo de acordo com a NBR 9050/2020, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que faz referência às normas de acessibilidade.
A professora e coordenadora dos cursos da UNA Pouso Alegre, Juliana Cortez, destaca que projetos como este são importantes para chamar a atenção do aluno para a responsabilidade social. “O aluno, quando ele projeta e constrói uma rampa de acessibilidade, ele está contribuindo para a comunidade que ele mora”, completa.
O presidente da A3 calcula que Pouso Alegre tenha mais de mil pontos que precisam de intervenção para dar acessibilidade. “Quando falamos de acessibilidade, não é só para o cadeirante, mas também para os pais com os carrinhos de bebês e idosos”, afirma.
Fernando chama a atenção para Censo de 2010, que apontou que em Pouso Alegre havia 16 mil pessoas com algum tipo de deficiência. “Nosso objetivo é tornar Pouso Alegre uma das cidades mais acessíveis do país”, completa.
Fotos: Matéria 1