Cotidiano Notícias

Governo deverá criar bolsa auxílio para estudantes do Ensino Médio da rede pública

O Ministro da Educação, Camilo Santana, disse nessa terça-feira (19/09), que deverá enviar ao Congresso Nacional, nos próximos meses, um Projeto de Lei (PL) que cria uma bolsa-poupança para alunos do ensino médio da rede pública do Brasil. De acordo com o ministro, será mais uma iniciativa do governo federal para estimular estudantes a continuarem com seus estudos, além de impedir a evasão escolar, que acontece com mais frequência nessa etapa de ensino.

“Será uma forma de auxílio para ajudar na permanência desse jovem na escola. A ideia é que possamos garantir que tenha uma escola mais atrativa, mais acolhedora e que a gente não perca nenhum aluno ao longo da educação básica. Então, essa bolsa será um mecanismo de estímulo à permanência do jovem na escola”, afirmou.

A declaração do ministro foi dada durante o 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), que acontece em São Paulo.

Outro tema abordado pelos jornalistas foi o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental. Segundo Camilo, a nova política de alfabetização, agregada ao Programa Escola em Tempo Integral, também lançado em sua gestão, e a uma nova política de conectividade, vai tornar a escola mais atrativa e garantir que as crianças e jovens não abandonem os estudos.

“Para mim, é um dos programas mais importantes do governo Lula, porque vai garantir que o país possa dar oportunidade para as nossas crianças serem alfabetizadas. Juntas, essas políticas vão ajudar para que nenhum aluno fique fora da escola”, defendeu, ao mesmo tempo em que ressaltou que na educação os resultados não são imediatos e precisam de continuidade.

Foto: MEC

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as