Cotidiano Notícias

Número de alunos brasileiros no ensino profissional está abaixo da média da OCDE

Pelo menos um de cada 10 estudantes, com idade entre 15 e 24 anos, fazem cursos profissionalizantes no Brasil. Os dados são do relatório Education at a Glance 2023, divulgado este mês.

De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 11% dos jovens brasileiros, entre 15 e 19 anos, cursam o ensino profissional. O mesmo índice é alcançado entre os que têm entre 20 e 24 anos. Esse número é inferior à média dos países da (OCDE), varia de 35% entre os estudantes de 15 a 19 anos a 65% entre aqueles com 20 a 24 anos.

Quanto as taxas de conclusão do ensino profissional, concomitantemente com o ensino médio, o Brasil obteve resultados semelhantes à média da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico: 62% dos nossos estudantes concluem o ensino profissional dentro do prazo esperado e 70% concluem após mais dois anos. A média da OCDE é de 62% para os estudantes do ensino profissional que concluem os estudos no tempo esperado e 73% dentro de mais dois anos.

O relatório também traz informações sobre os nem-nem. O Brasil tem ainda alta taxa de jovens que não estudam e nem trabalham, maior do que a média da OCDE, que é de 14,7% entre os que possuem entre 18 e 24 anos de idade. Nesse quesito, nosso País possui índice de 24,6%.

O estudo internacional traz uma série de indicadores que permitem a comparabilidade dos sistemas educacionais dos 49 países participantes. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela produção e pelo tratamento dos dados brasileiros.

Nesta edição, o relatório traz dados com o foco na educação profissional. Nesse universo, foram analisados, especificamente, o nível de escolaridade da população; o acesso à educação; os investimentos no setor; além de aspectos relativos aos docentes

A educação profissional e tecnológica é uma modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Seu objetivo é preparar os estudantes para o exercício das profissões e o mercado de trabalho.

Acesse o relatório.

Foto: EBC

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as