Pelo menos um de cada 10 estudantes, com idade entre 15 e 24 anos, fazem cursos profissionalizantes no Brasil. Os dados são do relatório Education at a Glance 2023, divulgado este mês.
De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 11% dos jovens brasileiros, entre 15 e 19 anos, cursam o ensino profissional. O mesmo índice é alcançado entre os que têm entre 20 e 24 anos. Esse número é inferior à média dos países da (OCDE), varia de 35% entre os estudantes de 15 a 19 anos a 65% entre aqueles com 20 a 24 anos.
Quanto as taxas de conclusão do ensino profissional, concomitantemente com o ensino médio, o Brasil obteve resultados semelhantes à média da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico: 62% dos nossos estudantes concluem o ensino profissional dentro do prazo esperado e 70% concluem após mais dois anos. A média da OCDE é de 62% para os estudantes do ensino profissional que concluem os estudos no tempo esperado e 73% dentro de mais dois anos.
O relatório também traz informações sobre os nem-nem. O Brasil tem ainda alta taxa de jovens que não estudam e nem trabalham, maior do que a média da OCDE, que é de 14,7% entre os que possuem entre 18 e 24 anos de idade. Nesse quesito, nosso País possui índice de 24,6%.
O estudo internacional traz uma série de indicadores que permitem a comparabilidade dos sistemas educacionais dos 49 países participantes. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela produção e pelo tratamento dos dados brasileiros.
Nesta edição, o relatório traz dados com o foco na educação profissional. Nesse universo, foram analisados, especificamente, o nível de escolaridade da população; o acesso à educação; os investimentos no setor; além de aspectos relativos aos docentes
A educação profissional e tecnológica é uma modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Seu objetivo é preparar os estudantes para o exercício das profissões e o mercado de trabalho.
Foto: EBC