Pelo menos 334.546 candidatos farão o concurso da Secretaria de Estado de Educação (SEE) de Minas Gerais. O número preliminar de inscritos foi divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a banca organizadora.
Do total de inscritos, 217.661 estão interessados nos cargos de professor e analista educacional, e 62.885 nos demais cargos do edital. Os candidatos podem consultar a relação preliminar das inscrições no site da FGV.
As provas do concurso da SEE MG vão acontecer nos dias 22 e 29 de outubro. De acordo com o edital, estão sendo ofertadas 19.878 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.623,94 a R$ 5.876,21 dependendo da função e da carga horária.
Provas
As provas objetivas estão marcadas para os dias 22 de outubro, para os cargos de professor e analista educacional, e 29 de outubro, para os demais cargos.
Os candidatos deverão responder a 50 questões de múltipla escolha e também vão realizar as provas discursivas. As questões serão distribuídas entre as disciplinas:
- Lingua Portuguesa – 10 questões
- Raciocínio Lógico – 5 questões
- Direitos Humanos – 5 questões
- Legislação Educacional – 10 questões
- Conhecimentos Específicos – 20 questões
A prova discursiva consistirá na relação de um texto dissertativo-argumentativo sobre tema inédito e atual, entre 15 e 30 linhas.
Para os cargos de nível superior haverá a etapa de avaliação de títulos. Os pontos serão concedidos aos candidatos que comprovarem especializações acadêmicas e experiências profissionais.
As provas serão aplicadas em Belo Horizonte e nas cidades-sede das Superintendências Regionais de Ensino (SRE).
Todos os candidatos nomeados em decorrência de aprovação no concurso deverão se submeter ao exame admissional, sob a responsabilidade da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag, em unidade central ou em unidades regionais.
Foto: Gil Leonardi/Agência MG