Viralizou no TikTok, nos últimos dias, o vídeo de uma estudante afirmando que ganhou R$ 5 mil do governo por fazer uma prova “igualzinha ao Enem”. Para quem não acreditou, este prêmio existe e chama-se “Talento Universitário”, sendo financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPS).
O Prêmio Capes Talento Universitário é um reconhecimento ao desempenho dos estudantes com destacado grau de desenvolvimento de suas competências cognitivas.
Segundo o CAPES, ao participar, o estudante contribui com o desenvolvimento de estudos e pesquisas do Ministério da Educação e ainda concorre a mil prêmios de R$ 5 mil.
A prova de conhecimentos gerais tem 80 questões de múltipla escolha, com duração de 4 horas e é aplicada em todo o Brasil.
Como participar
De acordo com o edital 2023, publicado pelo CAPES, para participar o aluno deve obedecer aos seguintes critérios:
- Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021;
- Ser estudante brasileiro ingressante no Ensino superior com matrícula realizada no ano letivo de 2022;
- Estar regulamente matriculado em curso graduado, vinculado a qualquer área do conhecimento na modalidade presencial ou a distância, em qualquer instituição de educação superior;
- Não estar em débito, de qualquer natureza, com o CAPES, o CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa
A edição de 2023 do Prêmio Capes Talento Universitário ocorreu no dia 12 de março.
No entanto, o prêmio deve retornar em 2024, para uma nova edição. Nos últimos dois anos, o edital foi publicado no mês de janeiro.
O site do prêmio é https://talentouniversitario.capes.gov.br/#!/index