A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) publicou em julho o Relatório de Monitoramento Global da Educação em que aponta preocupações sobre o uso excessivo de celular em sala de aula. De acordo com o relatório, o uso excessivo de smartphones impacta o aprendizado e, por isso, eles devem ser utilizados como ferramenta e não para substituir a interação humana.
“Dados de avaliações internacionais em larga escala, tais como os fornecidos pelo Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Programme for International Student Assessment – PISA), sugerem uma correlação negativa entre o uso excessivo das Tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o desempenho acadêmico. Descobriu-se que a simples proximidade de um aparelho celular era capaz de distrair os estudantes e provocar um impacto negativo na aprendizagem em 14 países” afirma o relatório.
De acordo com a Unesco, pelo menos um em cada quatro países do mundo já proíbe ou tem políticas sobre o uso do celular em sala de aula.
.Na Holanda, o governo está banindo celulares, tablets e relógios inteligentes das salas de aula. Na França, foi aprovada uma lei, em 2018, banindo o uso de celulares por estudantes com menos de 15 anos nas dependências das escolas, inclusive na hora do recreio. Na Finlândia, o governo pretende alterar a legislação para facilitar a restrição do uso do celular em sala de aula.
No Brasil, alguns movimentos semelhantes começam a surgir. No Rio de Janeiro, a prefeitura publicou um decreto que regulamenta o uso dos celulares nas escolas públicas municipais. De acordo com o decreto, o celular deverá ficar guardado e só poderá ser usado para atividades pedagógicas, com a autorização dos professores.
Em Minas gerais, tramita na Assembleia Legislativa um projeto que amplia a proibição de celular dentro das escolas.
Podcast
Sobre a proibição do uso do celular em sala de aula, o jornalista Jefferson Machado conversou com o diretor da Escola Estadual Monsenhor José Paulino, Marcelo Cortez Visotto.
Veja a entrevista a seguir.