“Cofrinho”. Este é o nome de um aplicativo de educação financeira, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e que tem obtido resultados notáveis. O aplicativo já conta com mais de 160 mil downloads na Play Store e uma base de usuários ativos que ultrapassam 2500 pessoas.
Disponível gratuitamente para dispositivos Android, o aplicativo tem como objetivo instruir crianças e jovens a respeito de práticas financeiras saudáveis, utilizando uma abordagem lúdica e um conteúdo educativo.
“Constatamos uma demanda crescente por nosso aplicativo. Com uma perspectiva de expansão, estamos empenhados em aprimorar o aplicativo para uma versão completa destinada a escolas e famílias, e também desenvolver uma versão compatível com iphones. Estamos entusiasmados com as perspectivas futuras e confiantes na continuidade do êxito do projeto”, afirma Victor Gustavo Cabral Rodrigues, que, juntamente com Matheus Amâncio Ferreira e Jean Roberto Lopes Cruz desenvolveu o projeto. O trabalho contou com a orientação dos professores Paulo Afonso e André Grutzmann, do Departamento de Ciência da Computação.
O projeto teve início em 2017 no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), e posteriormente contou com o apoio crucial da UFLA. “A colaboração de distintos docentes, oferecendo orientação nas áreas de empreendedorismo, tecnologia e educação, foi essencial para a evolução bem-sucedida do projeto. Atualmente, contamos com o suporte financeiro e investimento de um economista no Rio de Janeiro, que enxergou o potencial da nossa proposta. Além disso, estamos incubados em uma conceituada aceleradora de startups na área educacional, o Tiradentes Innovation Center em Aracaju Sergipe”, explica Vitor.
Os estudantes já tiveram a oportunidade de participar de eventos renomados que têm trazido visibilidade ao projeto. “Nossas conquistas abrangem a participação no movimento LED da Rede Globo, a inclusão no Campus Mobile do Instituto Claro, bem como a atuação na competição de startups Hack Brazil, promovida por estudantes das prestigiadas instituições MIT e Harvard”, acrescenta Victor.