Cotidiano Notícias

72% dos municípios de Minas Gerais aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Levantamento do Ministério da Educação (MEC) mostra que 72% dos municípios de Minas Gerais aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. De acordo com o MEC, todos os estados, o Distrito Federal e 86% dos municípios brasileiros que já finalizaram o questionário do diagnóstico de redes.

A etapa faz parte do planejamento da política de Alfabetização do território e visa possibilitar ao Ministério conhecer as principais ações desenvolvidas pelos estados e municípios, em busca da garantia do direito à alfabetização das crianças. O questionário pode ser respondido até 14 de agosto, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).   

Os números foram atualizados nessa segunda-feira, 7 de agosto, pela equipe de monitoramento da Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB).

As unidades da Federação (UF) em que 100% dos municípios concluíram o diagnóstico de rede são: Roraima, Rio Grande do Norte, Paraíba, Amapá, Maranhão e Distrito Federal.

Confira o percentual dos municípios que preencheram o questionário por UF:

Diagnóstico

O diagnóstico de redes está estruturado nos cinco eixos propostos no Compromisso: gestão e governança; formação; infraestrutura física e pedagógica; sistema de avaliação; e reconhecimento de boas práticas. Ele permitirá que a elaboração do Plano de Ações do Território Estadual (PATe) e da Política de Alfabetização do Território contemple ações que compõem os eixos e esteja alinhada com as necessidades e especificidades de cada ente subnacional.

   

Compromisso

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O Programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.    

O Compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território, de acordo com as suas especificidades.   

Foto: EBC

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as