Cotidiano

Mundo dos insetos chega a São Sebastião do Paraíso, que realiza 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

São Sebastião do Paraíso (MG) está promovendo a 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. Com o tema “ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, o evento vai até 31 de agosto. Uma das atrações deste ano é o “Mundo dos Insetos: uma viagem pelas curiosidades da natureza”, trazendo réplicas em tamanho gigantes de diversos animais pertencentes ao filo dos artrópodes. 

O evento tem como propósito a divulgação científica e a popularização da ciência, e tem como principal público-alvo os estudantes da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Neste ano, a semana de Ciência e Tecnologia paraisense apresenta novidades para a população com atividades científicas em diversos eixos temáticos da ciência, tais como física, química, mecânica, biologia, e mundo animal.

De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Cícero Barbosa, a proposta do evento é de possibilitar o acesso da população a uma diversidade de temas que possam gerar conhecimentos para a população, sobretudo para as crianças e adolescentes. “Buscamos parcerias com instituições de ensino superior e institutos de pesquisa com reconhecida experiência nessa temática para que a nossa população possa ter acesso a atividades que são habituais apenas nas grandes cidades”, destacou.

Nesta décima edição, a programação conta com a exposição “Mundo dos Insetos” que são réplicas robotizadas de diversos artrópodes, como insetos e aracnídeos, além de outros elementos da natureza, todos em tamanho gigante.

Além desta exposição, a 10ª Semana de Ciência e Tecnologia contará no período de 6 a 13 de agosto com uma exposição de experimentos científicos do Centro de Ciências da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – campus Passos, que tem como propósito a contextualização prática de diversos temas relacionados com a física, com a química, com a mecânica e eletricidade. 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Museu da Vida Fiocruz,  está presente com uma exposição de experiências científicas em diversos eixos temáticos, além de apresentarem uma exposição de dinossauros, que tem ossada e pegada de dinossauros em tamanhos reais, além de uma exposição sobre rios brasileiros. A Fiocruz estará presente no evento no período de 9 a 19 de agosto.

No período de 21 a 25 de agosto a Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte, estará apresentando pesquisas realizadas naquela instituição, com ênfase em animais peçonhentos, destacando cobras e escorpiões. 

A Universidade de São Paulo (USP) – Câmpus São Carlos está com duas exposições temáticas: “A vida – do invisível ao visível” e “Bicho: quem te viu, quem te vê – animais do cerrado”.

De acordo com o secretário Cícero Barbosa são esperadas mais de 40 mil pessoas nos 26 dias de evento.

A visitação para as escolas públicas e privadas da educação básica acontecem de segunda a sexta-feira das 07h30 às 17h, e nesses dias também é possível a visitação do público geral no horário de 18h às 22h. Nos finais de semana o evento estará aberto das 14h às 22h.

Para entrada no evento a prefeitura está solicitando a doação de um quilo de alimento não perecível, os quais serão doados às famílias carentes e às entidades assistenciais do município.

Foto: PMSSP/Divulgação

Post Relacionado

Cotidiano

Militares e servidores da SFMG ganham mais do que professores

Monitoramento feito pelo Núcleo de Estudos Sóciopolíticos (Nesp) da Puc Minas, mostra que as remunerações auferidas pelos agentes de segurança
Cotidiano

UFLA divulga editais do Processo de Avaliação Seriada

A Coordenadoria Geral de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Cops/UFLA) publicou, na sexta-feira (14/7), os editais para as