Cultura

Festival de Cinema Amador Escolar “Abacaxi de Ouro” abre inscrições para participação de instituições de todo o Brasil

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Festival de Cinema Amador Escolar Abacaxi de Ouro. Podem participar produções realizadas nos últimos cinco anos por alunos e servidores de escolas públicas brasileiras, sejam elas municipais, estaduais, federais ou outras instituições educacionais sem fins lucrativos. As obras podem ser inscritas por alunos e/ou servidores, independente de idade ou de funções que exerçam nas instituições de ensino das quais são pertencentes.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto ou até completarem o número máximo de obras aceitas na edição.  As inscrições e todas as informações sobre o evento podem ser conferidas no link: https://abacaxideouro.netlify.app/ 

História

O festival nasceu em 2013, no Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Poços de Caldas, sob coordenação do laboratório de artes VOA, presidido pelo professor e produtor cultural Márcio Bess. O evento é uma plataforma que busca a liberdade de expressão e a construção de conhecimentos interdisciplinares por meio do cinema, valorizando a produção de vídeos produzidos nas escolas públicas brasileiras. Dentre as categorias participantes estão: curta-metragem, animação e documentário.

Pela primeira vez, o Abacaxi de Ouro expande suas fronteiras mineiras para todo o país. A atividade conta com o apoio institucional por meio do edital 33/2023 e recursos do Ministério da Cultura (MinC), para a estruturação e compra de equipamentos para o laboratório VOA e outros 11 projetos.

“Com o Abacaxi de Ouro espera-se que haja um maior interesse pela produção cinematográfica, além da promoção de uma educação espontânea e prazerosa, que seja capaz de potencializar a formação de um aluno humanizado, para o exercício pleno da cidadania e construção coletiva de um mundo melhor”, destaca Márcio Bess, um dos organizadores do festival.

Durante a premiação acontecerão diversos espetáculos musicais, teatrais e de dança. Todas as obras selecionadas receberão certificado de participação.

Receberão a estatueta “Abacaxi de Ouro” os vencedores nas categorias:

Melhor documentário

Melhor Animação

Melhor curta-metragem de Roteiro Original

Melhor curta-metragem Roteiro Adaptado

Melhor Ator

Melhor Atriz

Melhor Ator Coadjuvante

Melhor Atriz Coadjuvante

Melhor Direção

Melhor Caracterização e Figurino

Melhor Edição e Efeitos Visuais

Post Relacionado

Cultura

UFMG Jovem está com inscrições abertas para a 24ª edição do programa

Com o tema “Ciência, Cultura e Diversidade dos Povos: saberes em prol da vida”, o programa UFMG Jovem chega à
Cultura

Liberada as inscrições para o 5º Encontro de Gestores Municipais de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais

Acontece de 1 a 3 de agosto o 5º Encontro de Gestores Municipais de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de